Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Assembleia Paroquial 2018 – P. São Pedro Apóstolo, Manaquiri

Nos dias 15 e 16 de dezembro, os novos coordenadores das comunidades que compõem a Paróquia São Pedro Apóstolo, do Manaquiri, e os representantes das pastorais organizadas a nível paroquial, estiveram reunidos em Assembleia Paroquial, em sua igreja matriz.

Após a oração de abertura, foi lido e aprovado pelos participantes o regimento da Assembleia e o regimento do Conselho Pastoral e Administrativo das Áreas Manaquiri e Janauacá.

Seguiu-se com a apresentação do novo Plano de Evangelização da Arquidiocese de Manaus aprovado na X APA. O Sr. Sílvio Roberto, coordenador leigo do Setor Rio Solimões, foi o facilitador do tema. Após apresentar os sete desafios do plano, as comunidades optaram por dois para serem trabalhados mais intensamente em 2019, que são eles: Evangelização das Famílias e Superação da Violência. Em seguida, as comunidades se reuniram por núcleo para traçarem as pistas de ações destes dois desafios.

Após o almoço os grupos apresentaram os resultados de suas discussões sobre as pistas de ações e entregaram à equipe de coordenação da assembleia para elaborar uma síntese e apresentar no dia seguinte para apreciação de todos.

A Assembleia prosseguiu com a escolha dos novos coordenadores dos cinco núcleos que compõem a paróquia, com a avaliação do ano pastoral de 2018, sugestões de temas aos encontros formativos de 2019 e esclarecimentos sobre a função de cada membro dentro da equipe de coordenação de sua comunidade.

Encerrou-se o dia de sábado com a Santa Missa presidida pelo vigário paroquial, Pe. Martin, e concelebrada pelo pároco, Pe. Humberto.

O segundo dia de Assembleia, iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Humberto, onde, no encerramento, deu a benção de envio aos novos coordenadores das 34 comunidades da paróquia.

Após a Celebração Eucarística, foi apresentada e aprovada a síntese das pistas de ações referentes aos dois desafios da APA aprovados no dia anterior.

Em seguida, apresentou-se o calendário paroquial de 2019, onde todos os presentes ajudaram a construí-lo, indicando, no mesmo instante, alterações ou acréscimos.

Por fim, deu-se o momento dos informes gerais à assembleia, que, entre outros avisos, o pároco anunciou sua transferência para outra missão na Arquidiocese de Manaus e a data da posse do novo pároco, Pe. Hilton, que será dia 3 de fevereiro, às 9h, na igreja matriz.

A Paróquia São Pedro Apóstolo está localizada no município do Manaquiri, que tem cerca de 30 mil habitantes. Ela é composta por 34 comunidades organizadas em 5 núcleos, e atualmente conta com a presença de 3 padres, Pe. Humberto (pároco), Pe. Martin (vigário) e Pe. Hilton (vigário), além da presença importante e animadora das Irmãs Catequistas Franciscanas.

A equipe paroquial que organizou este encontro agradece a todos que colaboraram de modo direto ou indireto para que tudo corresse bem nestes dois dias de Assembleia Paroquial.

Que Deus, por intercessão de Maria Santíssima, São Pedro Apóstolo e dos demais santos padroeiros da paróquia, ajude a todos a se manterem firmes no bom propósito a qual foram chamados, sendo sal da terra e luz do mundo para a edificação do Reino de Deus.

São Pedro Apóstolo, rogai por nós!

 



Por: Leomara Duarte



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *