Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

CAAC realiza a “I Expo Artes Visuais Católica” reunindo cerca de 120 obras religiosas de artistas nacionais e internacionais

A Comissão Arquidiocesana de Arte e Cultura (CAAC) encerrou suas atividades de 2018 com a realização de um evento inédito na Arquidiocese de Manaus, ao reunir pela primeira vez, cerca de 30 artistas, sendo 14 fora de Manaus e alguns até de fora do Brasil, na I EXPO ARTES VISUAIS CATÓLICA. A exposição aconteceu neste sábado (15/12), de 8h às 18h nas dependências do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), oferecendo também aos visitantes, a oportunidade de participarem das oficinas de Desenho e Fotografia.

Segundo Katianne Ramos, uma das responsáveis pela subcomissão de artes visuais da CAAC, o evento contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas que puderam prestigiar as 120 obras expostas. “Esse evento está em nossa programação desde quando lançamos o livro da CAAC em agosto deste ano e, desde lá estamos planejando e buscando os artistas para exporem, temos até obras de outros estados que nos foram enviadas e algumas internacionais também”, comentou Katianne.

Entre as obras expostas podemos citar: fotografias, desenhos, quadros, esculturas, gravuras, todas de cunho religioso com o intuito de fazer o visitante refletir e tendo como principal objetivo a evangelização. Durante a exposição, também esteve presente o artista venezuelano Jairo Chafa, fazendo trabalhos de escultura e talhamento na madeira. “Vi a divulgação no programa Estação Rio Mar e hoje vim com o objetivo de fazer a oficina de desenho e me surpreendi com a qualidade das obras expostas, bem bonitas e bem feitas. É uma iniciativa que está de parabéns, pois os artistas da nossa igreja precisam ser mesmo divulgados”, disse Teresinha Barros, visitante que veio da paróquia de São Jorge.

Mas não foram só leigos que passaram pela exposição, alguns religiosos também marcaram presença, como por exemplo o Pe. Hércules Lima, atualmente responsável pela Missão do Coração de Maria no igarapé do Tarumã Mirim,  que veio prestigiar os trabalhos dos artistas católicos. “Foi uma grata surpresa, confesso que fiquei encantado com os trabalhos exibidos, que são de uma sensibilidade e beleza rara. Que Deus abençoe a cada um e cada uma que contribuíram com a realização deste evento. Deixo a todos minha benção sacerdotal e um grande abraço de paz, desejando muito sucesso na continuidade dos trabalhos”, comentou Pe. Hércules.

No período da tarde o diferencial foi a realização das oficinas, de Desenho com Antony Franco e de Fotografia com Ludimili Lira. Para Antony, ensinar arte é tão importante quanto produzir, ainda mais quando é em prol da obra de Deus. “Sou professor de arte, apesar de estudar várias técnicas, sou especialista em desenho realista. Acredito que as pessoas que fizeram a oficina e as que visitaram a exposição gostaram do que viram, os vários estilos de obras diferentes juntos contribui para chamar atenção para as artes visuais que estão crescendo, ainda mais as de cunho religioso”, disse o Antony que também é um dos assessores da subcomissão de artes visuais da CAAC.

Para Cláudio Cássio, um dos coordenadores da CAAC, a avaliação foi muito positiva, tendo a aprovação das pessoas que elogiaram bastante a iniciativa. “O ardor de fazer algo que nunca tinha sido feito antes, foi a nossa maior motivação e aqui fizemos tudo muito simples, feito de maneira artesanal, mas que atraiu pessoas até pessoas de outras igrejas que vieram prestigiar e gostaram. São talentos que muitas vezes estão ocultos por aí e hoje tivemos a oportunidade de conhecer um pouco deles. Esperamos que, com a continuidade deste projeto, nós consigamos reunir na próxima edição muito mais artistas. Agora é continuar com perseverança e alegria sempre nesse tipo de trabalho”, comentou Cássio.

     



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



2 comments on “CAAC realiza a “I Expo Artes Visuais Católica” reunindo cerca de 120 obras religiosas de artistas nacionais e internacionais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *