Procissão e missa campal encerram os festejos de Santa Luzia da matinha

A Paróquia de Santa Luzia, localizada no bairro Presidente Vargas (matinha), finalizou na noite desta quinta-feira (13/12), os festejos da padroeira com procissão e missa campal presidida pelo Monsenhor Sabino Andrade, concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Marco Aurélio e Pe. Hugo Hernandez, e os demais padres convidados, entre eles: Pe. Eduardo Santos, Frei Paulo Xavier e Pe. Antônio de Melo (Pe. Tonico), vindo de Coari para prestigiar o encerramento dos festejos que começaram com o novenário no dia 4 de dezembro, tendo como tema “Com o exemplo de Santa Luzia construiremos um mundo melhor”.

O evento contou com a participação de milhares de fiéis e devotos da santa conhecida como “protetora dos olhos” que, durante todo o dia, lotaram a igreja fazendo suas preces, pedidos e agradecimentos e prestando suas homenagens à santa, seja nas missas (7h, 10h e 12h) ou na adoração das 15h. Após esse momento, os devotos começaram a se concentrar em frente à igreja onde, por volta das 17h, deu-se início à procissão percorrendo as principais ruas do bairro. A animação ficou por conta de Frei Paulo Xavier que, no decorrer do trajeto ia conduzindo o povo com orações e músicas, tudo sendo transmitido ao vivo pelo rádio Rio Mar em 103,5MHz.

Mais sobre Santa Luzia

Mesmo diante de tanto tortura (teve os olhos arrancados) e sofrimento que passou em nome da fé, nunca perdeu a confiança em Deus. O seu nome vem do latim e significa luz, morreu no ano de 304, mas até hoje é uma das santas mais conhecidas e com devotos no mundo inteiro.

Em Manaus, existem várias comunidades e duas paróquias dedicadas à santa, a outra fica no bairro de Santa Luzia, onde também foi realizada uma bela festa em honra da Santa que finalizou com a procissão reunindo milhares de devotos e a celebração presidida pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros.