Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio celebra o Rito de Dedicação da igreja e altar da Com. N. Sra. do Bom Parto

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na noite desta sexta-feira (30/11), a celebração toda especial do rito da dedicação do altar e entronização da Relíquia de Santa Gemma Galgani. A solenidade foi realizada na Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, pertencente à paróquia de Santa Cruz – Setor Alvorada, concelebrada pelo pároco, Pe. Celso Ferreira; e pelos padres convidados, Pe. Paulo César Ferreira, pároco de Nossa Senhora das Graças e Pe. Hercules Lima, responsável pelas atividades pastorais na Missão do Tarumã-Mirim.

A celebração teve início as 20h e foi dividida em quatro partes: 1ª parte, Entrada na igreja, seguido da benção para aspergir sobre o povo e o templo; 2ª parte, Liturgia da Palavra; 3ª parte aconteceu logo após a homília de Dom Sergio, Rito de dedicação com o canto da ladainha de todos os santos, deposição da relíquia de Santa Gemma Galgani, prece de dedicação, unção sagrada do altar e da igreja com o santo óleo da Crisma, incensação e iluminação do altar e da igreja.

“O altar é o centro das nossas celebrações, é o próprio Cristo e sinal de aliança com Deus, local de sacrifício e holocausto a Deus, por isso tem que ser de pedra, fixo, irremovível. No antigo testamento, o altar é sinal de permanência de Deus com o povo. No novo testamento o altar é Cristo, significa Jesus e por isso o altar é consagrado, porque no altar se consagra o pão e o vinho, é um lugar sagrado, feito de pedra e irremovível, tendo um local de destaque no templo. E a igreja consagrada, é o sinal desta presença de Cristo ressuscitado no coração da comunidade”, disse o arcebispo durante a homilia.

A 4ª parte é o rito Eucarístico, parte principal da santa missa, aonde Jesus vai se faz presente em nosso meio e dar-se como alimento, sendo concluída pela benção da nova capela do Santíssimo Sacramento, realizada pelo Pe. Celso. Não há dúvida que foi uma bela celebração, com um rito um pouco diferente das missas diárias no qual os comunitários participaram ativamente em todos os momentos e os paroquianos acompanhavam atentamente um rito em que muitos assistiram pela primeira vez.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Dom Sergio celebra o Rito de Dedicação da igreja e altar da Com. N. Sra. do Bom Parto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *