Arcebispo participa de posse do primeiro reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Na manhã do dia 27 de novembro, no auditório da sede do Governo do Amazonas, aconteceu a posse do reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Dr. Euler Esteves Ribeiro. Dentre as autoridades presentes, esteve o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, ao lado de Arthur Lins, secretário de Estado chefe da Casa Civil, representando o Governador Amazonino Mendes;  Dr. Mario Pulga Ferreira, reitor da Ufam; Cleto Cavalcante de Souza Leal, Reitor da UEA em exercício; Marilene Correia, presidente do IGHA; Dr. Claudio Chaves, representando a Academia Brasileira de Educação; Jorge Vagner, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; e Dra. Mônica Mendes, presidente de honra do Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas.

Após a apresentação dos componentes da mesa, houve a leitura do termo de posse, assinado por Dr. Euler com o compromisso de bem servir e fielmente desempenhar o mandato de reitor protempori da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Em seu discurso de posse, Dr. Euler contou a trajetória de vida pessoal e profissional até chegar a este dia em que toma posse de uma universidade que foi um sonho idealizado por ele. “Eu já eleito [deputado federal], um grande amigo do Governador [Gilberto Mestrinho] e presidente da Câmara dos Deputados daquela época, me fez o primeiro vice-líder do PMDB e também presidente da Comissão da Seguridade Social na Câmara dos Deputados e ainda me deu a honra de me escolher para ser o relator da reforma da Previdência na Constituição de 1988 e que deve ser reformada imediatamente por conta da expansão da expectativa de vida do povo brasileiro.  Hoje nós idosos somos equivalente a 30 milhões de brasileiros, num futuro próximo, em meados de 2050, seremos 60 milhões, com mais de 60 anos. Com isso, me vi obrigado a estudar o envelhecimento, matriculando-me num curso de pós-graduação em geriatria e gerontologia da Universidade de Brasília, e coincidentemente, ao concluir o curso, foi aprovado o meu relatório da Previdência Social”, lembrou Dr. Euler, sendo essa uma das ocasiões que fizeram com que enveredasse para o trabalho com a terceira idade.

Sobre a FUnATI

A FUnATI é a primeira fundação de ensino voltada à pessoa idosa do Brasil, sendo este um sonho idealizado pelo seu diretor e médico geriatra, Dr. Euler Esteves Ribeiro. Inicialmente, a UnATI foi criada como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2012 passou a ser órgão suplementar, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano. E, em julho deste ano, por meio do Decreto-Lei 4.625, o Poder Executivo Estadual foi autorizada a criação da Fundação, dando continuidade ao trabalho que, ao longo de 11 anos, já ofereceu mais de 10 mil matrículas em atividades de extensão que visam a melhoria da qualidade de vida para a terceira idade, além de cursos de capacitação em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atende atualmente cinco mil idosos matriculados em 40 cursos diferentes, além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação, que formam gerontólogos para atender as necessidades das unidades de saúde do Estado. A FUnATI é hoje a instituição referência em estudos sobre o envelhecimento humano na Amazônia.

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários