Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arcebispo participa de posse do primeiro reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Na manhã do dia 27 de novembro, no auditório da sede do Governo do Amazonas, aconteceu a posse do reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Dr. Euler Esteves Ribeiro. Dentre as autoridades presentes, esteve o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, ao lado de Arthur Lins, secretário de Estado chefe da Casa Civil, representando o Governador Amazonino Mendes;  Dr. Mario Pulga Ferreira, reitor da Ufam; Cleto Cavalcante de Souza Leal, Reitor da UEA em exercício; Marilene Correia, presidente do IGHA; Dr. Claudio Chaves, representando a Academia Brasileira de Educação; Jorge Vagner, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; e Dra. Mônica Mendes, presidente de honra do Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas.

Após a apresentação dos componentes da mesa, houve a leitura do termo de posse, assinado por Dr. Euler com o compromisso de bem servir e fielmente desempenhar o mandato de reitor protempori da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Em seu discurso de posse, Dr. Euler contou a trajetória de vida pessoal e profissional até chegar a este dia em que toma posse de uma universidade que foi um sonho idealizado por ele. “Eu já eleito [deputado federal], um grande amigo do Governador [Gilberto Mestrinho] e presidente da Câmara dos Deputados daquela época, me fez o primeiro vice-líder do PMDB e também presidente da Comissão da Seguridade Social na Câmara dos Deputados e ainda me deu a honra de me escolher para ser o relator da reforma da Previdência na Constituição de 1988 e que deve ser reformada imediatamente por conta da expansão da expectativa de vida do povo brasileiro.  Hoje nós idosos somos equivalente a 30 milhões de brasileiros, num futuro próximo, em meados de 2050, seremos 60 milhões, com mais de 60 anos. Com isso, me vi obrigado a estudar o envelhecimento, matriculando-me num curso de pós-graduação em geriatria e gerontologia da Universidade de Brasília, e coincidentemente, ao concluir o curso, foi aprovado o meu relatório da Previdência Social”, lembrou Dr. Euler, sendo essa uma das ocasiões que fizeram com que enveredasse para o trabalho com a terceira idade.

Sobre a FUnATI

A FUnATI é a primeira fundação de ensino voltada à pessoa idosa do Brasil, sendo este um sonho idealizado pelo seu diretor e médico geriatra, Dr. Euler Esteves Ribeiro. Inicialmente, a UnATI foi criada como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2012 passou a ser órgão suplementar, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano. E, em julho deste ano, por meio do Decreto-Lei 4.625, o Poder Executivo Estadual foi autorizada a criação da Fundação, dando continuidade ao trabalho que, ao longo de 11 anos, já ofereceu mais de 10 mil matrículas em atividades de extensão que visam a melhoria da qualidade de vida para a terceira idade, além de cursos de capacitação em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atende atualmente cinco mil idosos matriculados em 40 cursos diferentes, além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação, que formam gerontólogos para atender as necessidades das unidades de saúde do Estado. A FUnATI é hoje a instituição referência em estudos sobre o envelhecimento humano na Amazônia.

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *