Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Cardeal Baldisseri convoca reunião em Manaus para dar continuidade aos preparativos do Sínodo da Amazônia

Avaliar o caminho percorrido nas assembleias territoriais pré-sinodais, para compartilhar os avanços que foram dados, e encaminhar os desafios que surgem ao longo do caminho para buscar juntos o modo de proceder daqui para frente. Este foi o objetivo da 2.ª reunião da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos com a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), ocorrida em Manaus, nos dias 14 e 15 de novembro, nas dependências da Inspetoria Laura Vicuña.

Ao todo foram  30 participantes, dentre o cardeal  Lorenzo Cardeal Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo para a Amazônia; os bispos delegados de diferentes países que compõem o território da panamazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Antilhas; dentre eles o arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani; e padres, religiosas e leigos que compõem o conselho pré-sinodal.

Em nota oficial,  o  cardeal Lorenzo Cardeal Baldisseri afirmou que o processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos, para reconhecer suas lutas, resistências e para confirmar a caminhada da Igreja cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus nessa região. Também destacou que este processo tem forte apoio do Papa Francisco que deseja uma “Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus”.

O anfitrião, Dom Sergio Castriani, afirmou que esta foi uma reunião de trabalho de altíssimo nível por ser composta por bispos e leigos especialistas, reunidos para tratar da metodologia e conteúdos necessários nesta fase de preparação para o Sínodo para a Amazônia que vai ocorrer em outubro de 2019, em Roma.

Fotos:  Padre José Cândido Cocaveli

Participantes desta reunião pré-sinodal

 

Dom Sergio e Cardeal Baldisseri no Teatro Amazonas para apreciar apresentação cultural em comemoração aos 64 anos da Rádio Rio Mar

Boas vindas do Anfitrião, Dom Sergio Castriani



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *