CEBs realizam assembleia para debater os novos caminhos no coração da Amazônia

Nos dias 10 e 11 novembro, foi realizada no auditório do Colégio Preciosíssimo Sangue (CPPS) a Assembleia Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro teve como tema “CEBs no coração da Amazônia buscando novos caminhos” e contou com a participação de 46 pessoas no primeiro dia e de 40 no segundo. Conforme a coordenação da CEbs, havia muitos rostos novos, pessoas que foram pela primeira vez participar com sede de conhecimentos e vontade de estar junto, nesse processo de construção das CEBs. O arcebispo de Manaus Dom Sergio Castriani  também esteve presente.

“O encontro começou com uma linda oração da manhã, seguida de um momento de análise de conjuntura do Pe. Paulo Tadeu. Também foi realizada a dinâmica dos pés, colocando as características que as comunidades já têm e vimos onde podemos avançar em alguns pontos como: processos sociais, engajamento, igreja em saída, espírito de comunhão. Depois, o diácono Francisco Andrade trabalhou o Sínodo, assim como foi partilhado os processos da Assembleia do Regional e a APA, e finalizamos com um trabalho de grupo analisando como as CEBs se situam e se inserem nesses processos”, disse Ir. Eurides Alves ao fazer um resumo do primeiro dia.

As atividades do segundo dia encerraram ao meio-dia com um almoço de confraternização. Neste período ocorreram informes e encaminhamentos do Regional Norte – 1; construção do calendário das CEBs para 2019; plenárias e conclusões. Segundo Antônia da Silva, coordenadora arquidiocesana das CEBs, o objetivo foi alcançado tanto em expectativas de participantes, quanto em decisões tomadas, uma das mais importantes sem dúvida foi o “encontrão com os ribeirinhos” que ficou agendado para ser realizado em setembro de 2019 em Cacau Pereira, Distrito do município de Iranduba (AM).

“Foi gratificante fiquei muito feliz porque houve envolvimento de todos na organização, na realização e na partilha, as pessoas que não mediram esforços para ajudar. Percebi que as pessoas saiam contentes e vieram falar comigo me parabenizar pela forma como conduzimos e também dizer que estão à disposição para ajudar e eu só agradeço de coração. O próximo passo agora é visitar os setores, marcar encontros com as áreas e paróquias e fazer CEBs na base, no meio do povo, na periferia com ribeirinhos e nas estradas”, disse Antônia.

Dom Sergio fez questão de estar presente no encontro das CEBs e compareceu na tarde do primeiro dia. Sua presença de arcebispo foi uma grata surpresa que revigorou a energia dos participantes que logo o colocaram a par de tudo o que já havia acontecido. Logo depois, foi a vez de Dom Sergio dizer algumas palavras de incentivo e sobre a importância do papel das CEBs, sobretudo com o trabalho das mulheres, que tornou a igreja alegre, viva e mariana.

“O rosto da igreja amazônica é um rosto feminino, porque as mulheres são a maioria, participam da coordenação e fazem uma igreja Mariana, que se importa com a acolhida, com a luta pela vida, com a política pública, uma igreja laica e de serviços. O nosso clero também é um clero especial, porque ser padre na Amazônia não é fácil, são muitos desafios que fazem da nossa igreja, uma igreja lutadora e é isso que vamos dizer no Sínodo, no encontro que teremos nos dias 14 e 15, com os bispos da Amazônia”, comentou Dom Sergio.