Encontro Regional dos Presbíteros realizado em Itacoatiara reuniu mais de 70 padres do Regional Norte – 1

De 5 a 9 de novembro, aconteceu em Itacoatiara (AM), na Paróquia Divino Espírito Santo, o Encontro Regional dos Presbíteros, contando com a presença de 74 padres do Regional Norte 1  amazonas e roraima,  e três bispos, Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus; Dom José Ionilton, bispo da prelazia de Itacoatiara; e Dom Giuliano Frigen, bispo de Parintins. O encontrão teve como tema “O Burnout na vida consagrada e Religiosa” e Lema “cuidai de vós mesmos e de todo rebanho, pois o Espírito Santo vos constitui como guardiões”.

O assessor do encontro foi o psicólogo clínico do Instituto “Acolher” de São Paulo, o  Dr. Wellington Heleno, que trabalha no acompanhamento de Presbíteros, religiosos e seminaristas. O objetivo foi continuar com a formação permanente dos padres e fomentar a fraternidade Presbiteral, e o tema refere-se a uma doença psíquica, um estado de esgotamento físico e mental, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional e quem lida diretamente com pessoas.

Ao fim do encontro o Pe. José Alcimar de Souza Araújo, passou a presidência da comissão Regional de Presbíteros para o Pe. Manoel Rubson Balieiro. O próximo Encontro Regional está previsto para a cidade de Coari AM, em 2020.

Informações e fotos – Pe. Marciney Martins, secretário da Pastoral Presbiteral do Regional Norte 1 – Amazonas  e Roraima