Paróquia São Raimundo comemora seis anos de sacerdócio de Pe. Ricardo Pontes

Dezenas de pessoas participaram da missa de ação de graças pelo aniversário de seis anos de vida sacerdotal de padre Ricardo Pontes, durante missa realizada na Paróquia São Raimundo Nonato, situada no bairro de mesmo nome, zona oeste de Manaus.

Representantes das três comunidades da paróquia fizeram uma breve homenagem e lhe entregaram presentes. Após o término da celebração, comunitários e agentes de pastoral promoveram uma confraternização, onde lá, as homenagens continuaram. Após o canto dos parabéns, o aniversariante cortou o bolo feito pela comunidade. Destaque também para outras duas comemorações: o aniversário de 5 anos de ministério da coroinha Lívian Campos e o aniversário natalício do coroinha Luiz Henrique, que completou 13 anos.

Durante as homenagens, padre Sousa, vigário paroquial, relembrou a importância da missão que um padre tem perante seus fiéis. Disse ainda, que a vocação não é deles, mas sim de Deus, agradeceu pelo fato pelo sim dado por Ricardo e desejou muita sabedoria e discernimento na caminhada. Em discurso, o aniversariante agradeceu a paróquia pela acolhida e fortalecimento da fé na caminhada.

Cristiane Alves, da coordenação da comunidade Beata Maria Assunta, relembrou que na chegada do novo pároco, a comunidade ficou apreensiva, mas que com o tempo, a relação entre eles foi sendo moldado: “Desde que o padre Ricardo chegou em nossa comunidade houve um certo receio com relação ao novo padre. Mas com o tempo as pessoas foram gostando de seu trabalho. Ele é uma pessoa muito acolhedora e flexível. Hoje ele é o nosso conselheiro e sempre que pode está ajudando a coordenação a desenvolver um bom trabalho na comunidade. Posso dizer que temos uma amizade bem terna e gosto do trabalho que ele vem realizando hoje em nossa paróquia”, disse.

Representando a comunidade São Vicente de Paulo, Antônio Dionísio comenta que o presbítero é amigo de todos e ressalta a importância dessa relação: “Logo que ele chegou, não o conhecíamos. Mas com o passar do tempo, a interação entre ele e a nossa comunidade foi se fortalecendo. Hoje, é um grande amigo nosso. E nós temos que fortalecer mais essa amizade, porque eles [os padres] vivem sozinhos, muitas das vezes, longe da família. Então, esse vínculo entre a paróquia e ele é fundamental”, disse.

Quem faz parte da paróquia se sente alegre com a presença do pároco, como diz Maria Luiza Lahan, vice-coordenadora da comunidade São Raimundo Nonato. Ela a agradece pela doação feita a cada dia por ele: “Padre Ricardo é pároco da Paróquia São Raimundo Nonato há dois anos. É uma alegria compartilhar da vida da missão da igreja com ele! Juntos partilhamos experiências, estudamos, escutamos a Palavra, celebramos a vida, rezamos juntos, dialogamos sobre a ação evangelizadora da Igreja na sociedade em que vivemos, numa realidade de rápidas mudanças no mundo. Agradecemos à ele por sua doação e serviço vocacional, pela amizade construída em rocha firme que é Jesus. Deus lhe conceda fé, esperança e caridade, para continuar firme no chamado feito por Ele para ser sacerdote. Felicidades!”

Padre Ricardo Pontes foi ordenado sacerdote em 21 de outubro de 2012, por imposição das mãos do bispo auxiliar emérito de Manaus, Dom Mário Pascoalotto, durante solenidade realizada na Catedral Metropolitana de Manaus. Atualmente, é pároco da Paróquia São Raimundo Nonato, empossado por Dom Sérgio Castriani, arcebispo metropolitano, em 01 de junho de 2016.

Informações e fotos: Nathan Nascimento, Pascom São Raimundo