Dom Sergio celebra o Rito de Dedicação da igreja e altar da Paróquia Menino Jesus de Praga

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na noite desta sexta-feira (26/10), a celebração toda especial do rito da dedicação do altar da Paróquia Menino Jesus de Praga, situada na rua Eduardo Ribeiro, nº 3 – Chapada, pertencente ao setor Parque Dez. A santa missa foi concelebrada pelo pároco, padre Gilson da Silva e também marcou a despedida do Pe. Kleython Cabral, antigo administrador paroquial que recentemente tomou posse como vigário paroquial na Paróquia Santa Teresinha, localizada no Alvorada 2 – Setor Alvorada.

Após a procissão de entrada e a benção inicial de Dom Sergio para a assembleia, foi realizada a benção da água para aspergir sobre o povo e o templo, momento realizado pelo padre Kleython percorrendo toda igreja, em sinal de penitência e lembrança do batismo e finaliza aspergindo sobre o altar. A prece de dedicação e unção do altar iniciou-se logo depois da liturgia da palavra, com as leituras do dia, do evangelho e homilia de Dom Sergio que fez um pequeno comentário sobre as leituras do dia e depois falou a respeito da importância do altar na igreja, segundo o novo e antigo testamento.

“O altar é o centro das nossas celebrações, é o próprio Cristo e sinal de aliança com Deus, local de sacrifício e holocausto a Deus, por isso tem que ser de pedra, fixo, irremovível. No antigo testamento, o altar é sinal de permanência de Deus com o povo. No novo testamento o altar é Cristo, significa Jesus e por isso o altar é consagrado, porque no altar se consagra o pão e o vinho, é um lugar sagrado, feito de pedra e irremovível, tendo um local de destaque no templo. E a igreja consagrada, é o sinal desta presença de Cristo ressuscitado no coração da comunidade”, disse o arcebispo.

Após a homilia de Dom Sergio, foi entoada a ladainha de todos os santos antes de iniciar os preparativos do ritual de consagração, que constitui em: ungir o altar com o óleo do Crisma para purificá-lo; a incensação do altar, simbolizando o sacrifício de Cristo e nossas oração elevadas a Deus; o revestimento, indicando que o altar é para o sacrifício eucarístico e mesa do Senhor; a iluminação do altar, lembra-nos que Cristo é a luz para a revelação dos povos.

Não há dúvida que foi uma bela celebração, com um rito um pouco diferente das missas diárias no qual os paroquianos acompanhavam atentamente e muitos estavam assistindo pela primeira vez. Durante a dedicação foi colocado no altar, as relíquias de Santa Madre Bernarda, trazida pelas irmãs da congregação Franciscanas de Maria Auxiliadora que contaram um pouco da história da vida da santa, como atendeu ao chamado de Deus realizando sua missão, sobretudo em países da América do Sul. Após a celebração, todos foram convidados a participar de um coquetel realizado no salão paroquial.

Despedida do padre Kleython

Com seu carisma inegável, Pe. Kleython vai fazer falta e deixar muitos comunitários com saudade. Se despede deixando como legado a reforma da igreja e seu jeito carismático de ser. “Hoje foi minha despedida ‘oficial’ desta paróquia, foi a ultima celebração que aqui eu participei e particularmente eu me sinto muito feliz porque não foi uma celebração onde se coloca o padre no centro, mas sim foi uma celebração que teve como ponto alto, a dedicação do altar. Hoje encerro o ciclo de um trabalho com esta comunidade, na qual trabalhamos muito, sobretudo para conseguir a reforma da igreja, que fizemos durante três meses, com muita boa vontade e colaboração dos leigos e leigas e, nesse sentido que eu pude testemunhar como padre, o quanto Deus foi generoso e quanta garra esta comunidade tem. Para mim fica esta gratidão a Deus e a este povo, onde fui muito feliz junto deles vivendo minha vocação e agora eu avanço, já fui apresentado à paróquia Santa Terezinha e agora inicio o meu trabalho junto com o Pe. Cairo Gama e com o povo do setor Alvorada”, comentou Pe. Kleython.