Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

X APA finaliza com a definição dos planos de evangelização da igreja de Manaus para os próximos quatro anos

Na manhã deste domingo (21/10) aconteceu o encerramento da X Assembleia Pastoral Arquidiocesana – X APA, que desde o último dia 19 está sendo realizada no Centro de Treinamento Maromba, localizado na Rua Maromba – Chapada, contando com a presença de padres, bispos, leigos, coordenações pastorais, de comunidades, serviços, dentre outros representantes da Arquidiocese de Manaus, que se reuniram durante esses dias para definir as prioridades de ações evangelizadoras para os próximos quatro anos. 

Após o café da manhã, que teve início pontualmente as 7h30, os 245 participantes retornaram ao auditório onde, em plenária, debateram as principais pistas de ação que, segundo Pe. Geraldo Bendahan, coordenador de pastoral arquidiocesana, servirão para a construção do Plano de Evangelização da Igreja de Manaus para os anos de 2019 a 2022. Entre os desafios que serão enfrentados estão: Evangelização das famílias; Presença missionária no interior e nas periferias; Evangelização da Juventude; Ecologia integral; Superação da violência; Política e cidadania; Migrantes e indígenas.

“Esse momento é importante, pois já foram tomadas as decisões dos desafios mais urgentes e por meio delas vamos saber como concretizar os desafios, como por exemplo A Ecologia Integral, que é uma pauta tratada de maneira mundial e a igreja de Manaus também abraçou essa causa. O bonito de tudo isso é a participação, que é um verdadeiro exemplo para a sociedade que hoje em dia, por ocasião das eleições, vive um pensamento único e pequeno, e a igreja, embora seja hierárquica na sua essência é democrática, que deixa as pessoas falarem, participarem e decidirem juntos comunitariamente”, explicou Pe. Geraldo. 

No retorno do intervalo, os participantes continuaram as deliberações com o foco nas pistas de ação dos desafios propostos e, por volta das 12h, Pe. Zenildo Lima, reitor do Seminário São José e mediador, anunciou as principais medidas aprovadas pela APA. “Após a analise das pistas de ação que indicamos, nessa assembleia nós aprovamos: a comissão para discutir alguns pontos do SISARQ; a Instalação das Regiões Episcopais; também foi autorizado a revisão de alguns pontos do Diretório Pastoral; e foi assumido o projeto Cada comunidade uma nova vocação”, disse Pe. Zenildo.

Dom Sergio não escondia a alegria de ver mais um objetivo alcançado e com sucesso, encerrou o evento rezando uma Ave Maria em comunhão com os participantes e convocando todos para a Caminhada Missionária, a ser realizada na tarde deste domingo. “Encerramos a X-APA muito bem, num clima de amizade e comunhão entre os participantes, foi uma assembleia muito bem preparada, muito bem trabalhada, com orientações claras e bem pé no chão, com coisas que nós podemos fazer. Estou muito contente com o resultado e X APA é isso, um instrumento de comunhão, de participação e de realidade da igreja e creio que o nosso objetivo foi atingido”, concluiu Dom Sergio.

 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *