Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão e missa celebram a festa do padroeiro da Área Missionária São Lucas

A Área Missionária São Lucas, celebrou na noite desta quinta-feira (18/10) a festa do seu padroeiro com procissão saindo da comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, cantando e orando até chegarem na igreja da comunidade São João Batista, situada na rua 27, núcleo 4 – Cidade Nova II, onde foi realizada a missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, concelebrada pelo pároco Pe. Carlos Eduardo Santos e pelo Pe. Humberto Vasconcelos, auxiliados pelo diácono Irineu Pena. A celebração contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, proveniente das oito comunidades que compõe a Área Missionária, durante a celebração, foram instituídos três novos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística e, ao final, foi realizado um jantar comunitário no centro paroquial da igreja.

A caminhada teve inicio por volta das 19h, e todo o trajeto desde a comunidade N. Sra. Rainha da Paz até a igreja da comunidade São João Batista foi realizado com muita segurança e tranquilidade. Os que não puderam caminhar, se dirigiram logo para a igreja onde muitos já aguardavam para o inicio da celebração presidida por Dom Tadeu que, mesmo com o apagão de energia que atingiu praticamente toda a cidade, não desanimou e nem acelerou em nenhum instante a celebração. Já durante a homilia, o bispo auxiliar falou com entusiasmo a respeito da vida de São Lucas e como seus atos juntos aos apóstolos foi de grande importância evangelizadora.

“Nós somos convidados pelo evangelho que ouvimos, a viver uma missão. O Senhor chama a cada um de nós, no dia a dia da nossa vida, assim como chamou São Lucas, cujo o nome significa “Iluminado” ou “Luminoso”, é a alegria da nossa fé, termos um homem que foi chamado por Jesus e que, por meio dos seus escritos, nos conta como foi a experiência de viver com Jesus e com Maria, uma experiência que passa pela cruz e pela alegria, que ao longo de todo o seu evangelho, ele usa a narrativa do encontro, descrevendo a vida de Jesus por meio de vários encontros e a cada encontro é uma nova alegria, assim como é a nossa vida quando somos libertos do pecado nos deixamos tocar por Jesus”, disse Dom Tadeu.

Pe. Eduardo, ao final da missa, durante a confraternização, também agradeceu a presença de todos e ressaltou que a cada ano que passa, a dedicação dos comunitários só aumenta. “Esse ano, pelo fato de ser o Ano do Laicato, nós percebemos o protagonismo dos leigos, dos coordenadores e lideranças das comunidades e queremos agradecer a Deus pelo empenho de todos e a alegria de fazer parte dessa família. Que São Lucas possa sempre abençoar a Área Missionária e que possamos ser sempre o Sal da Terra e Luz do Mundo”, comentou o pároco.

Mais sobre São Lucas

No dia 18 de outubro, a igreja celebra a memória litúrgica de São Lucas Evangelista. Ele é autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos e é quem mais fala sobre a Virgem Maria. São Lucas exercia a profissão de médico em Antióquia, quando foi convertido por São Paulo, que o chamou de “médico bem amado” e tornou-se padroeiro desses profissionais. Acompanhou São Paulo em várias viagens missionárias e esteve com ele no cárcere, tendo também conhecido e vivido com os demais apóstolos. Cheio de sensibilidade e disponibilidade, foi um dos apóstolos mais solícitos. Possuia sólida cultura científica e literária, em seus escritos nos revela os íntimos segredos da anunciação, visitação, nascimento de Jesus e demais fatos que tomou conhecimento junto aos primeiros apóstolos da cristandade.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Procissão e missa celebram a festa do padroeiro da Área Missionária São Lucas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *