Área Missionária Santa Mônica recebe visita pastoral de Dom José Albuquerque

No período de 10 a 14 de outubro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, realizou visita pastoral na Área Missionária Santa Mônica, pertencente ao setor Padre Pedro Vignola, composta por 09 comunidades eclesiais.

A missa de abertura na Igreja São José de Anchieta foi presidida por Dom José e concelebrada pelo pároco da Área, padre Claudio Trabacchin e pelo vigário paroquial pe. Roberto Bovolenta, auxiliados pelo diácono Rozinaldo Trovão. O bispo agradeceu a acolhida dos fieis.

“Agradeço a acolhida dos padres, diácono, religiosas e todo o povo da Área Missionária Santa Mônica que se faz presente nas atividades. Expresso minha alegria em acompanhar de perto as comunidades”, disse.

A programação contemplou missas, visitação às comunidades, doentes e idosos, participação em reuniões com lideranças e o envio de 42 ministros, durante a missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora das Graças.

Para padre Cláudio “A visita pastoral de Dom José foi um momento importante, pois percebemos a proximidade dele com nossa Área Missionária; o desejo dele de conhecer os rostos de nossos agentes de pastorais e fiéis”.

Idosos e Doentes

Algumas famílias receberam em suas casas o bispo, acolhendo-o com carinho, manifestando suas dificuldades, sobretudo de saúde. A visita foi encontro, apresentação da vida real das comunidades, comenta padre Roberto.

“É evidente o desejo das famílias com esse encontro. Foram momentos intensos, pois tivemos a graça de levar a Eucaristia Jesus o Pão da Vida, administrando também a Unção dos Enfermos, abençoando estes nossos enfermos. Vivemos assim, a mesma experiência de Jesus para com os doentes”, explica.

Encontro com Pastorais

No dia 10 de outubro, após missa de abertura, aconteceu Encontro com Coordenadores das comunidades, pastorais, tesoureiros e Dízimo. O encontro foi na Igreja São José de Anchieta e os engajados apresentaram suas atividades, desafios e testemunhos de caminhada de fé.

Já na tarde do dia 13 de outubro, o bispo Dom José teve um momento de conversa com padres, irmãs scalabrinianas e francisclareanas, atuantes nessa Área Missionária.

Neste mesmo dia, houve encontro do bispo com aproximadamente 100 jovens da Pastoral da Juventude e turmas de Crisma e engajados da Pastoral Vocacional, que apresentaram suas atividades no decorrer do ano e manifestaram suas dúvidas sobre vocação e desafios. A Pastoral Familiar teve sua reunião na noite do dia 13 no Centro Pastoral e contou com a presença de coordenadores e engajados.

Envio

No encerramento da visita pastoral, 14 de outubro, os engajados das pastorais da Área Missionária Santa Mônica vestiram a camisa de suas comunidades e saíram em Caminhada Missionária. Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), os fieis puderam ter essa vivência de fé e evangelização.

Após a caminhada, os mesmos participaram da missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora das Graças. Durante a celebração eucarística, aconteceu o envio dos 18 Ministros da Palavra e 24 Ministros da Sagrada Eucaristia.

“Agradecemos ao Dom José pela sua disponibilidade e dedicação de participar da dinâmica pastoral de nossas comunidades. Foi uma ótima oportunidade de comunhão e unidade”, agradeceu e finalizou padre Cláudio.

Informações: Larissa Mahall

Fotos: Pascom Área Missionária Santa Mônica