Círio de Nazaré: Fiéis acompanham transladação da imagem de Nazaré até o Santuário Nossa Senhora de Fátima

Cerca de 10 mil fiéis acompanharam a transladação da imagem de Nazaré até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, ocorrida na noite do dia 13 de outubro, percorrendo a Praça Nossa Senhora de Nazaré, Av. Mário Ypiranga, Rua São Luís, Rua Maceió, Rua Major Gabriel,  Av. Tarumã até chegar no Santuário, onde foi acolhida. O ato de demonstração de amor pela mãe de Jesus com o título de Nossa Senhora de Nazaré foi também momento de fazer pedidos e agradecer graças pessoais e coletivas.

A transladação foi precedida pela missa presidida pelo pároco Pe. Daniel Curns e concelebrada pelo Pe. Paulo, e da bênção da imagem da padroeira que fica bem no centro da Praça em frente à igreja e passou por recente restauro.  O evento teve por tema “Com Maria anunciando a Boa Nova da Fraternidade e da Paz”,  e também é parte das comemorações pelo Jubileu de 70 anos da presença dos Padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME) no Amazonas, não apenas na capital Manaus, mas também nos municípios nos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba.

“Estamos no Círio de Nazaré e queremos dizer à Maria que não temos medo de recebê-la e nós queremos que ela entre porque nossa vida está aberta para ela entrar, queremos que ela faça parte da nossa vida. E o que vamos fazer com a procissão, é justamente isso: queremos dizer a todos aqueles que olharem pra nós, sobretudo para aqueles que olharem para Nossa Senhora de Nazaré que não tenham medo de receber Maria.  O mundo de hoje está cheio de coisas feias, muita violência, muita discórdia, incapacidade de se entender, e nós queremos dizer pelas ruas da cidade que não tenham medo de receber Maria, porque ela é que traz a resposta para os teus problemas, de cada um de nós com nossos momentos difíceis da vida, das cruzes. Ela segura a nossa mão e nos leva até Jesus, o Deus que está conosco”, afirmou Pe. Daniel.

O senhor Luiz Timóteo Florindo, que há 63 anos que participa do Círio, desde o início do evento em Manaus. “O círio traz muita fé, esperança e caridade. Eu mantenho a minha família unida e sempre fazendo um trabalho comunitário nesta Paróquia. A minha esposa, Altalina Moreira Florindo é quem prepara há 50 anos o santuário de Nazaré para ornamentar de acordo com o manto da santa, e eu era o motorista até uns 20 anos e entreguei o volante para meu filho caçula, Carlos Frederico.  É uma fé que passa de geração em geração e eu acredito que vai passar para meus netos e bisnetos. A certeza que essa santa protetora nos dá é o tripé “fé, esperança e caridade” e com isso a gente melhora muito nossa a vida e de quem convive conosco, e o bem estar da família”.

Na chegada ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14 de Janeiro, o padre Milton Both, pároco/reitor, afirmou que o dia 13 também foi o dia de celebrar a última aparição de Nossa Senhora em Fátima e por isso o Santuário está em festa também pelo dia de Nossa Senhora de Aparecida e poder acolher Nossa Senhora de Nazaré. Queremos sempre caminhar com Maria, e peço que Deus nos abençoe sobre a intercessão de Maria, e que ela leve à Jesus todas as nossas orações e intenções”, abençoe nossas famílias e abençoe o nosso Brasil nesse momento tão difícil e também tão importante”, disse o reitor do Santuário.

O círio teve continuidade no dia 14 de outubro, com a Procissão Solene do Círio do Santuário de Fátima até a igreja Nossa Senhora de Nazaré, seguida de Missa do Círio celebrada pelo Monsenhor José Carlos Sabino de Andrade.

Homenagens na benção da imagem restaurada

A procissão de transladação da imagem

A procissão

Acolhida no Santuário de Nossa Senhora de Fátima