Festejos de Nossa Senhora Aparecida celebram 40 anos da restauração da imagem da padroeira do Brasil

Este ano, a festa da padroeira do Brasil traz como tema “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!”, celebrando os 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebrada em mais de duzentos pedaços após um atentado em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. A programação do novenário inicia no dia 03 e vai até o dia 13 de outubro no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, localizado na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.

O reitor do Santuário, padre Ronaldo Mendonça, explica que o tema foi dividido em subtemas a serem abordados em cada noite do novenário, fazendo uma relação com a restauração da vida humana. “A ideia litúrgica e teológica é refletir sobre as vidas das pessoas no mundo de hoje, pois, também estão fragmentadas, assim como aconteceu com a imagem de Aparecida, quando foi quebrada em mais de 200 pedaços e precisou ser refeita, reconstruída ou restaurada. Então, nós teremos nove noites para entender que uma vida se complementa na busca da vontade do Pai, na recuperação da harmonia do jardim muitas vezes perdida por causa da desarmonia, do pecado, da bagunça e infidelidade”, disse.

Serão nove dias de festividade com as tradicionais novenas durante a noite, entre os dias 03 e 11 de outubro, a partir das 19 horas durante a semana, e às 18h00 no fim de semana, envolvendo a participação da comunidade nas entronizações da Palavra e da imagem da Santa, oferta de flores em homenagem a Nossa Senhora, além de um arraial no dia 13, às 19 horas, com um Super Bingão eletrônico, vendido pelo preço de R$ 10,00. Já no dia 12 (sexta-feira), dia de Aparecida, as comemorações começam às 5h30 da manhã, com uma carreata com a imagem. Em seguida terá o tradicional café comunitário partilhado e missas solenes e das crianças. Pela tarde a programação inclui Ofício de Nossa Senhora às 14 horas, acolhida e oração dos devotos, procissão às 17h00 e missa campal de encerramento dos festejos, presidida pelo reitor do Santuário.

 

Mudança no percurso da procissão

O percurso da tradicional procissão realizada no dia 12 de outubro sofrerá alterações devido as obras de reparo da rede de abastecimento de água, que estão sendo feitas na avenida Ramos Ferreira e rua Coronel Salgado, próximas ao Santuário.       Segundo o padre Ronaldo “já entramos em contato com as secretarias responsáveis e nos afirmaram que, provavelmente, as obras não estarão concluídas no período do novenário. Com isso, vamos ter de usar o jeitinho brasileiro, contornando a situação de outra forma, talvez seguindo por outras vias, como a rua Monsenhor Coutinho. Isso já está sendo estudado juntamente com os órgãos competentes”.

A expectativa é reunir cerca de 80 mil pessoas durante as comemorações deste ano, na capital.

  Novidade!

Além da missa solene das 8h00, a programação do dia 12 de outubro também contará com uma segunda missa solene ao meio-dia, com a participação de 70 membros da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas. A ideia é proporcionar uma atividade especial e extra para os devotos de Nossa Senhora nesse horário.

 Recuperação da imagem

Símbolo de fé, esperança e devoção, a imagem encontrada por pescadores no rio Paraíba em 1717, foi restaurada durante 33 dias interruptos pela artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni, 75 anos, após ser quebrada em centenas de pedaços. Depois do processo minucioso, a Santa voltou à cidade de Aparecida em um cortejo do Corpo de Bombeiros em 19 de agosto de 1978, atraindo cerca de 100 mil pessoas. Atualmente, a imagem é protegida por um nicho no Santuário Nacional de Aparecida, que atrai mais de 10 milhões de devotos por ano

História

A imagem foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

Esperançosos eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez conseguindo fisgar a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

 Sobre a data

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fieis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo.

*Com informações disponíveis no site: www.a12.com/editora-santuario/noticias e www.a12.com/santuario/40-anos-da-restauracao-da-imagem-de-nossa-senhora-aparecida

 

COLETIVA DE IMPRENSA

Dia 12 – as entrevistas com o reitor, padre Ronaldo Mendonça, serão ser concedidas a partir das 16 horas, no Santuário.

Programação

– De 3 a 11 de outubro

19h00 Novena de Nossa Senhora Aparecida

Obs: Aos sábados e domingos, as novenas começarão às 18 horas

– Dia 12 de outubro

5h30 Carreata com a imagem de Nsa. Sra. Aparecida

6h30 Café comunitário partilhado

8h00 Missa solene de Nsa. Sra. Aparecida

10h00 Missa das Crianças à Nsa. Sra. Aparecida

12h00 2a Missa solene de Nsa. Sra. Aparecida

14h00 Ofício de Nossa Senhora

16h00 Acolhida e Oração dos Devotos

17h00 Procissão

18h00 Missa Campal de Encerramento presidida pelo reitor do Santuário, padre Ronaldo Mendonça.

– Dia 13 de outubro

19h00 Arraial e Bingão Eletrônico

BUSCA RÁPIDA

O que? Festejos de Nossa Senhora Aparecida celebram 40 anos da restauração da imagem da padroeira do Brasil.

Quando? Os festejos acontecerão entre os dias 03 e 13 de outubro de 2018.

Onde? Em Manaus, no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, localizado na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul.

Como? Com novenas, missas, arraial, entre outras atividades.

Quem? No dia 12 a missa campal será celebrada pelo reitor do Santuário.

Contatos:  

Integrante da Pascom – Naine Carvalho – 92 99210-9419

Secretaria do Santuário – 3633-5039/ 3633-4759

 

Texto disponível no site Santuário Aparecida Manaus: https://goo.gl/RdwV75  

Por PASCOM – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO / Santuário de Nossa Senhora Aparecida / Manaus – AM)

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários