Pe. Josevaldo toma posse como novo pároco da Área Missionária São João XXIII

Na noite deste sábado 6/10, o padre Josevaldo de Souza Machado, da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), tomou posse como novo pároco da Área Missionária São João XXIII (AMSJ) – Setor Padre Ruggero Ruvoletto. A cerimônia de posse aconteceu às 19h na Igreja Santo Expedito, localizada na Rua Riacho Fundo, bairro União da Vitória, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani que na ocasião também deu posse ao novo vigário paroquial, Pe. Jorge Alan, ordenado há três meses e vindo também da Arquidiocese de Feira de Santana.

A AMSJ é composta por 20 comunidades, destas 16 são comunidades que ficam localizadas em ramais dentro da AM-010 ou BR-174. Apesar da distância, todos fizeram questão de estar presente para prestigiar a visita do arcebispo numa data tão importante. O carinho na acolhida foi demonstrado desde o momento da chegada de Dom Sergio, quando a comunidade lhe recebeu cantando a música “Sou bom pastor”. Após esse momento teve início a celebração, seguindo o rito normal da celebração com o rito de posse começando logo depois da homilia de Dom Sergio.

Durante a homilia, Dom Sergio falou baseado nas leituras do dia, salientando que não devemos ter vergonha de chamar o outro de irmão, pois somos todos iguais. “Somos homens e mulheres todos iguais, feitos de carne e essa é a diferença de Jesus, que sempre estava rodeado de mulheres e crianças, demonstrando que não temos diferença e que não devemos nos achar melhor do que os outros, assim como deve ser também no matrimônio, que é a união do homem e da mulher feita por Deus, por isso o homem deve sempre valorizar a mulher e assim como a mulher ao homem”, comentou o arcebispo.

Dom Sergio também comentou que os novos padres vão trabalhar numa área missionária onde tem uma predominância de mulheres leigas nos serviços da igreja e, ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, após esse momento, foi realizada a leitura da Ata de Posse e, em seguida, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: Estola e casula; a chave do sacrário; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falta nunca o pão consagrado na celebração eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

Pe.