Centenas de fiéis participaram da festa do padroeiro da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro São Francisco, Setor 5 – Santa Rita de Cássia, que neste ano refletiu o tema “Com Francisco somos todos irmãos nesta casa comum”. A procissão e a celebração eucarística aconteceram no dia 4 de outubro, sendo a missa presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, e concelebrada pelo pároco Pe. Orlando Gonçalves e pelo visitante, Pe. Geraldo, da diocese de Divinópolis, auxiliados pelo diácono Afonso Brito.
Durante a homilia, Dom Sergio falou sobre a perseverança e a confiança em Deus, assim como Jó, conforme a primeira leitura do dia. “Jó perdeu tudo, saúde, família e bens, mas sempre teve a certeza de que seus olhos veriam a Deus. Jó é exemplo de pessoa que perdeu tudo, mas confiou em Deus, não blasfemou ou culpou Deus por seus problema. Nós devemos confiar em Deus e ter a certeza que um dia O veremos face a face. No Evangelho Jesus envia seus discípulos e diz para eles não levarem nada pelo caminho, assim como São Francisco fez, e ele foi um homem que via Deus nos pobres, nos animais, na natureza. E hoje nós queremos, como Francisco, seguir a Jesus Cristo”, destacou Dom Sergio.
O arcebispo também falou sobre o momento em que vivemos, afirmando que vivemos tempos difíceis e precisamos ter clareza do que queremos pra vida, qual nosso objetivo pra vida. “Devemos ter como objetivo seguir a Jesus, viver como ele viveu, percorrer seus caminhos, assim como fez São Francisco”, afirmou o arcebispo.
Os festejos iniciaram no dia 16 de setembro com o hasteamento da bandeira e a carreata. O novenário itinerante ocorreu de 18 a 27 de setembro, e o arraial nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 4 de outubro.
Fotos: Arquivo da Paróquia São Francisco de Assis