Projeto Escolinha Alternativa dá assistência educacional às crianças carentes do bairro Mauazinho

Na manhã do dia 3 de outubro, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, esteve realizando uma visita à Escolinha Alternativa, um projeto da Área Missionária Nossa Senhora dos Navegantes que funciona no bairro Mauazinho, a convite da coordenação para conhecer o trabalho realizado junto às crianças carentes do bairro.

Coordenado por Elaine Maria Negreiros, que está no projeto desde sua criação em 1989, há quase 30 anos, a escolhinha atende atualmente 60 crianças a partir os 4 a 6 anos, que não encontram vaga para matricular nas escolas e para outras que escolhem o projeto como lugar bom que ajuda no desenvolvimento de seus filhos. Acolhem todos, independente de opção religiosa. Hoje tem sede na etapa 2 do bairro, ao lado da igreja da Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Rua da Paz, Mauazinho

Iniciou com o Pe. Leão Martinelli, missionário da congregação Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) que cuidava da igreja no local e se preocupava muito com a educação das crianças em especial as que não conseguiam vagas nas escolas e não sabiam ler. No início chegaram a atender 200 crianças, mas hoje está em apenas 60 crianças.

O projeto trabalha os conteúdos programáticos até a alfabetização, sempre colocando os valores da família, valores cristãos, visando que se tornem cidadãos de bem. Ao ensinarem as crianças a ler, as prepara criança para ingressar na escola regular. Há o projeto de música, com aulas aos sábados, e dança (balé), com as meninas.

As professoras são todas pedagogas voluntárias e o projeto sobrevive com doações de alimentos para o lanche delas, e possuem um apoio de uma organização americana Amazon Relief que já ajudou a construir capelas na área missionária e também a estrutura física que  hoje a escolinha possui, oferecendo também uma bolsa para ajuda de custo, como auxílio transporte para as professoras.

Nesta visita, tanto Dom Sergio como o missionário da Amazon Relief,  Thiago, assistiram a uma apresentação do balé e do coral de canto, e conheceram um pouco de como está esse projeto e possam de alguma forma ajudar a dar continuidade a essa bonita iniciativa.

Elaine afirmou que muitas crianças que passaram pela escolhinha conseguiram superar muitos desafios para terminar os estudos, fazer uma faculdade e exercer uma profissão. Para ela é uma grande satisfação e emoção saber que este projeto contribuiu para que muitos alcançassem seus sonhos e saíssem da situação de pobreza onde viviam, sendo que muitos deles retornaram como voluntários para ajudar outras crianças.

Aos que se interessarem em conhecer o trabalho e quiserem dar uma ajuda, podem entrar em contato pelo número (92) 99475-7613

Confira as fotos da visita.