Cerca de 77 devotos, participaram no ultimo dia 29/9 da VII Caminhada de São Francisco de Assis, feita em um período de 13 horas com saída da comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Santa Etelvina, às 17h e chegada em São Francisco de Assis, BR 174 Km 41 às 6h do dia seguinte, tendo em seu percurso paradas para alimentação e reflexão dos temas utilizados na campanha da fraternidade.
Locais de paradas e horários:
Km 8 – 19:00 h
Km 15 – 21:00 h
Km 21 – 23:00 h
Km 30 – 03:00 h
Km 41 – 06:00 h
Histórico da caminhada
Ao final da década de 90, um padre chamado Pedro ao passar em uma de suas missões evangelizadoras na Comunidade Nova Canaã, BR 174, Km 41, viu a necessidade da formação de uma comunidade Católica. Comprou e doou um terreno para construção de uma Capela. Os fieis começaram a trabalhar o terreno e reunir para celebrar.
Em meados da década de 2000 a comunidade católica recebeu a doação de um terreno distanciado uns 600 metros do primeiro começando assim uma divisão onde seria a Capela e junto vieram as desculpas e o comodismo para messe.
Após a morte do padre Rugero Ruvolleto veio para a AMICOM, o Padre Erivânio Moraes, da Diocese de Pesqueira –PE, tendo mais de 20 comunidades para evangelizar onde sua maioria na área rural decidiu criar as Comunidades Irmãs, onde as comunidades já formadas auxiliava na formação das mais novas na caminhada.
Assim a comunidade N. S. da Conceição do bairro de Santa Etelvina recebeu a Comunidade de São Francisco de Assis, BR 174, Km 41. A comunidade de N S da Conceição em outubro 2011 fez sua e primeira visita Missionária a comunidade São Francisco para ouvir suas dificuldades.Ao termino da visita reunimos no terreno doado pelo Padre Pedro, onde existia apenas uma cobertura de telhas, sem paredes e tijolos amontoados em uma das laterais.
Pegou-se na mão um tijolo e foi falado que levaríamos para Manaus e ajudaríamos na construção da Capela e para mostrar nosso comprometimento e disposição iríamos vir a pé os 43 km que separam às comunidades nos festejos de São Francisco. Em 2012 foi iniciado a construção da Capela em alvenaria e, no mesmo ano, foi realizada a I Caminhada com 17 pessoas.