Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Catequistas reúnem-se em assembleia para avaliar, planejar e escolher a nova coordenação

Coordenadores das pastorais da catequese estiveram reunidos no dia 30 de setembro, no Auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), localizado no Centro da cidade, para avaliar ações desenvolvidas, planejar atividades arquidiocesanas para 2019 e eleger sua nova equipe coordenadora.

Esta assembleia anual iniciou com a acolhida do bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e referencial para a catequese, Dom José Albuquerque, que proferiu palavras de agradecimento pelos homens e mulheres dedicados que se colocam disponíveis para realizar um importante trabalho de semear o Evangelho em crianças, jovens e adultos. Agradeceu também à equipe de coordenação arquidiocesana pelo belo trabalho realizado até o momento e que está em fase de transição, com a escolha de novos membros para coordenar os trabalhos.

A segunda parte do encontro foi uma formação sobre o perfil do coordenador, assessorado por Rose Medeiros, coordenadora da Catequese pelo Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima.  Na ocasião, Rose enfatizou que na igreja, para coordenar as diversas pastorais, o líder deve ter o perfil de líder cristão, ser aquele que está à frente dos trabalhos e coordenando pessoas e atividades, mas sempre com a postura de servo, estando a serviço, a sim como Jesus (Marcos 10,45). É preciso carregar sua cruz e caminhar no seguimento a Cristo, modelo perfeito de liderança, fazendo-se pequeno para que a obra de Deus apareça, seja destacada. Segundo ela é preciso estar em estado de escuta e abraçar a evangelização, transpondo o comodismo  e ter uma visão além, para o social, com capacidade de influenciar pessoas para que deem frutos para o bem comum. “Ser líder cristão é ser presença no mundo. É ser semente!  E ser sal da terra e luz do mundo”, destacou Rose.

Houve também a escolha da nova equipe de coordenação arquidiocesana da Catequese, que vai atuar de 2019 à 2021, sendo eleitos Celio Barbosa, Helder Bruce, Irineu Castro, Luciano Nascimento, Otalina Lopes, Rosalia Gaspar

Equipe eleita para a coordenação da Catequese Arquidiocesana a Serviço. Foto: CAS

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *