Grito dos Excluídos 2018- Matéria em A Crítica-07/09/2018

Texto: Carol Rocha

Mais de mil pessoas participaram nesta sexta-feira (7), em Manaus, da tradicional passeata do Grito dos Excluídos, no conjunto habitacional Viver Melhor 1º Etapa, bairro Santa Etelvina, Zona Norte da cidade. O lema da edição deste ano é “Desigualdade gera violência: Basta de Privilégios!”.

O protesto, que acontece em todo o país sempre no Dia da Independência do Brasil, tem como objetivo chamar atenção das autoridades e ainda cobrar igualdade, respeito e segurança, dando voz e vez àqueles que são marginalizados pela sociedade. O arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, explicou que o propósito é valorizar a vida e anunciar a possibilidade de um mundo melhor, pedindo por direitos que garantam vida digna a todos.

“Estamos vivendo um fenômeno grave no Brasil. Ao invés do progresso, temos a exclusão e o Viver Melhor é um exemplo disso. Esses moradores precisam de atenção e melhorias”, ressalta o arcebispo. Ele comenta ainda sobre a corrupção existente no país. “Essas pessoas que roubam são inescrupulosas e precisamos dar um basta nisso. Então nesse momento é importante a participação de todos para mostrar que estamos”, afirmou Dom Sérgio.

“Para nós das pastorais e movimentos sociais esse é um momento importante de mobilização e viemos colocar em pauta todos aqueles gritos e defesa de direitos que nós já conquistamos, mas que estamos neste momento em crise de perdê-los. Com o número de pessoas envolvidas, acho que essa é uma semente lançada muito importante”, comentou o padre Orlando Gonçalves, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana.

Ele acrescenta ainda sobre a necessidade de acabar com o privilégio, lema do protesto. “Nós queremos dar o basta ao privilégio e que o direito seja de todas e de todos aqueles que necessitam, sobretudo a minoria”, finaliza.

Neste ano, o local escolhido para o ato foi o conjunto habitacional Viver Melhor, onde apesar de ter sido construído pelo Estado, os moradores hoje lutam pela construção de posto de saúde, escola e acesso ao transporte público.

 

Publicação: A Crítica, em 07.09.2018

Link: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/mil-pessoas-vao-as-ruas-do-viver-melhor-1-protestar-no-grito-dos-excluidos-2018

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários