A Pastoral Carcerária do Amazonas realizará em setembro sua assembleia anual e contará com a presença do padre Valdir Silveira, coordenador nacional desta pastoral. No dia 22/9 (sábado), pela manhã, ele falará sobre direitos humanos, e apresentará a agenda pelo desencarceramento, no período da tarde. A coordenação estadual considera este um momento único e convida todos os interessados na temática a participar, porém é necessário confirmar presença até o dia 18, para a coordenação providenciar a alimentação.
Esta assembleia anual vai ocorrer na Casa de Retiro Vicente Cañas, na Rua: Careiro Castanho 172 (antiga Mariza Mendes) Jorge Teixeira – Manaus (https://goo.gl/maps/Yi2PEgWv7a82)
Sobre o assessor desta assembleia
Padre Valdir pertence ao clero da Arquidiocese de São Paulo, é formado em Filosofia e Teologia, ordenou-se sacerdote em Santarém – PA em 1988; cursou Formação Humana e Teologia, pela Universidade Católica do Paraná; Mestrado em Teologia Moral, pelo Instituto Alfonsianum de Ética Teológica; e Melhoria na Gestão Penitenciária para a Incorporação dos Diretos Humanos pela escola Kings College London – International Centre for Prison Studies. Hoje é coordenador nacional da Pastoral Carcerária e desde o mês de março de 2017 representa a América Latina na Comissão Mundial de Pastoral Penitenciária Católica.
Sobre a temática abordada
A promoção dos direitos humanos não é um gosto pessoal, e sim vocação do cristão, está na nossa doutrina social porque é de Jesus. O direto é direito, e não favor e privilégio
A agenda visa viabilizar o desencarceramento e fortalecer as práticas comunitárias de resolução pacífica de conflitos, por meio de diretrizes como:
• Suspensão de qualquer investimento em construção de novas unidades prisionais;
• Limitação máxima das prisões cautelares, redução de penas e descriminalização de condutas, em especial aquelas relacionadas à política de drogas;
• Ampliação das garantias da execução penal e abertura do cárcere para a sociedade;
• Proibição absoluta da privatização do sistema prisional;
• Combate à tortura e desmilitarização das polícias, da política e da vida.
Para informações e confirmação de presença, entrar em contato com a Pastoral Carcerária através do e-mail pcr.manaus@gmail.com ou telefones (92) 99256-2150 (Nazaré) / 98135-4910 (padre João)
Com informações da Pastoral Carcerária do Amazonas