Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comunicação e Marketing na Igreja foi tema de primeiro Di@logando realizado pela Pascom

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Manaus iniciou no dia 4 de setembro o evento Di@logando, momento em que se reuniu 58 agentes da pastoral da comunicação para tratar de temas atuais que auxiliem nos trabalhos junto às paróquia e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus.

“Comunicação e Marketing na Igreja foi o tema do primeiro encontro realizado no auditório da Fundação Rio Mar, situada no Largo São Sebastião – Centro, e, através da parceria com a Paulus Livraria, contou com a assessoria do padre paulino Tom Viana, mestre em Direção e Gestão Comercial em Marketing.

Pe. Tom de maneira informal, interagiu com os participantes e exemplificou os pontos elencados com fatos do dia a dia de um agente da Pascom. Iniciou sua fala afirmando que comunicar é transformar vidas e por isso é necessário pensar estratégias para anunciar a palavra, logo é possível usar técnica de mercado para falar de Jesus. Ele fez uma releitura do Documento de Aparecida, do Documento 101 da CNBB e a Exortação Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, a fim de mostrar aspectos que remetem ao uso do marketing para divulgar as ações da igreja.

No documento de Aparecida destacou os seguintes pontos: Formação de profissionais globais; nível de conhecimento diferenciado (identificar quais as formas de percepção das pessoas); Imagem, atendimento e valorização do elemento estratégico; diferenciação pela atitude e ética (não ser contraditório); Proatividade e competência; Compromisso e resultado; dentre outros pontos.

Também comentou sobre os pontos contidos no “Estudos da CNBB 101 – A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil” como a necessidade de solicitude pastoral em tempos de mídia; usar vínculos entre linguagem de fé, novas linguagens, midiáticas e novas formas de relacionamento;capacitar líderes comunitários e agentes de pastoral com criatividade e discernimento cultural; definir um plano pastoral de comunicação que principalmente contribua para mudança de mentalidades, favorecendo a busca da verdade.

E por fim, destacou o que Papa Francisco fala pra os comunicadores na Exortação Evangelii Gaudium, como a conversão pastoral, promovendo mudança de vida e fazendo com que a palavra não conflitue com a vivência; além de promover uma renovação eclesial, buscando a sensibilidade e respeito com o outro, transformando a Igreja em um lugar para todos, procurar saber o que as pessoas buscam na internet (Conteúdo, Notícias, Entretenimento); informar, garantir transparência, gerar conteúdo positivo. Finalizando com algumas orientações”, análise da realidade e mix de marketing – produto/serviço ; preço/valor agregado; praça/onde; promoção/divulgação.

Segundo a coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Adriana Ribeiro, deseja-se realizar o Di@logando mensalmente, a fim de promover maior proximidade entre a coordenação arquidiocesana e os agentes que estão nas paróquias e áreas missionárias e auxiliar todos aqueles que buscam formação para melhor atuar na Pastoral da Comunicação.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *