Comunicação e Marketing na Igreja foi tema de primeiro Di@logando realizado pela Pascom

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Manaus iniciou no dia 4 de setembro o evento Di@logando, momento em que se reuniu 58 agentes da pastoral da comunicação para tratar de temas atuais que auxiliem nos trabalhos junto às paróquia e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus.

“Comunicação e Marketing na Igreja foi o tema do primeiro encontro realizado no auditório da Fundação Rio Mar, situada no Largo São Sebastião – Centro, e, através da parceria com a Paulus Livraria, contou com a assessoria do padre paulino Tom Viana, mestre em Direção e Gestão Comercial em Marketing.

Pe. Tom de maneira informal, interagiu com os participantes e exemplificou os pontos elencados com fatos do dia a dia de um agente da Pascom. Iniciou sua fala afirmando que comunicar é transformar vidas e por isso é necessário pensar estratégias para anunciar a palavra, logo é possível usar técnica de mercado para falar de Jesus. Ele fez uma releitura do Documento de Aparecida, do Documento 101 da CNBB e a Exortação Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, a fim de mostrar aspectos que remetem ao uso do marketing para divulgar as ações da igreja.

No documento de Aparecida destacou os seguintes pontos: Formação de profissionais globais; nível de conhecimento diferenciado (identificar quais as formas de percepção das pessoas); Imagem, atendimento e valorização do elemento estratégico; diferenciação pela atitude e ética (não ser contraditório); Proatividade e competência; Compromisso e resultado; dentre outros pontos.

Também comentou sobre os pontos contidos no “Estudos da CNBB 101 – A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil” como a necessidade de solicitude pastoral em tempos de mídia; usar vínculos entre linguagem de fé, novas linguagens, midiáticas e novas formas de relacionamento;capacitar líderes comunitários e agentes de pastoral com criatividade e discernimento cultural; definir um plano pastoral de comunicação que principalmente contribua para mudança de mentalidades, favorecendo a busca da verdade.

E por fim, destacou o que Papa Francisco fala pra os comunicadores na Exortação Evangelii Gaudium, como a conversão pastoral, promovendo mudança de vida e fazendo com que a palavra não conflitue com a vivência; além de promover uma renovação eclesial, buscando a sensibilidade e respeito com o outro, transformando a Igreja em um lugar para todos, procurar saber o que as pessoas buscam na internet (Conteúdo, Notícias, Entretenimento); informar, garantir transparência, gerar conteúdo positivo. Finalizando com algumas orientações”, análise da realidade e mix de marketing – produto/serviço ; preço/valor agregado; praça/onde; promoção/divulgação.

Segundo a coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Adriana Ribeiro, deseja-se realizar o Di@logando mensalmente, a fim de promover maior proximidade entre a coordenação arquidiocesana e os agentes que estão nas paróquias e áreas missionárias e auxiliar todos aqueles que buscam formação para melhor atuar na Pastoral da Comunicação.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários