Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Stephen Michael é empossado como novo pároco da paróquia Santo Afonso Maria de Ligório

Na noite deste domingo, (2/9), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, deu posse ao novo presbítero, Pe. Stephen Michael Thomas Paul, da Congregação dos Missionários de Maria Imaculada (MMI), como novo pároco da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, situada na Av. Constantino Nery, 5785 – Flores, tendo como vigário paroquial o Pe. Arcelin Pichiraj (MMI). Na celebração, estiveram presente também o padre John Paul Arockiasamy, Provincial da Congregação dos MMI e os demais padres da congregação que atuam em Manaus, na Área Missionária São Lourenço e também na paróquia de Cristo Rei, em Itacoatiara.

Durante a homilia, Dom Sergio salientou a presença maciça dos “padres indianos” como são mais conhecidos e passou à palavra ao padre John Paul, que iniciou apresentando todos os padres missionários de MMI. “A família MMI fica muito feliz de assumir hoje essa nova missão, pedimos as orações de vocês para os nossos missionários, eles não precisam de presentes, apenas gostam de visitar as famílias, por isso não esqueçam de convidar os padres para tomar um café junto de vocês quando forem fazer missão no meio de vós”, disse Pe. John. “Esses são os missionários que vão conviver com vocês, não vieram aqui para mudar nada e sim para aprender junto com vocês”, concluiu Dom Sergio.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, após esse momento, foi realizada a leitura do decreto de nomeação e, em seguida, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: Estola; a chave do sacrário; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falta nunca o pão consagrado na celebração eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

 Ao fim da celebração, Pe. Stephen agradeceu a acolhida por todos, fazendo muitos dos presentes da sua antiga paroquia lagrimarem. “Agradeço pela caloroso acolhida, principalmente a todos que vieram da paróquia Cristo Rei pelo carinho e amor dedicado a mim. A todos peço para que rezem por mim, porque eu sempre rezarei por vocês em minhas orações”, disse o novo pároco. “Convivemos durante cinco anos e dois meses e neste momento o sentimento que sentimos é de alegria e tristeza ao mesmo tempo, vamos sentir muita falta dele, mas ainda bem que não é tão longe e da para matar saudade sempre que pudermos”, comentou Jane Moraes, da paróquia Cristo Rei.

   



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *