Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Festejos de São Raimundo Nonato encerram com procissão e missa campal

Vivenciando do Ano Nacional do Laicato, os festejos de São Raimundo Nonato deste ano trouxeram como tema, “São Raimundo Nonato, ajuda-nos a sermos protagonistas da Igreja em saída” e o lema, “Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo”, passagem extraída do Evangelho de Matheus, 5,13-14. O encerramento da festa ocorreu na noite desta sexta-feira (31/8), com uma missa campal presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, concelebrada pelo pároco, pe. Ricardo Pontes, pelo vigário paroquial pe. Sousa, auxiliados pelo diácono Francisco Andrade.

Sendo uma das festas mais tradicionais de Manaus, não é de se admirar que o encerramento dos festejos do patrono de um dos bairros mais conhecidos da cidade, reunisse não apenas os moradores locais, mas também os devotos vindos de bairros adjacentes e até mesmo mais distantes, fazendo uma verdadeira festa da fé e muito participativa do início ao fim. E, antes mesmo da celebração começar, era notório a alegria que todos demonstravam, não só os participantes, mas também a equipe de coordenação, com seus voluntários (jovens e adultos) que disponibilizaram um pouco do seu tempo na organizar e ajudar para que a festa do padroeiro acontecesse da melhor forma possível.

Exatamente as 18h30, os fogos estouraram no céu anunciando o inicio da celebração, marcada pela entrada da imagem do Santo sendo carregado no andor enquanto os fiéis aplaudiam.. Logo na sequencia, veio a procissão de entrada com os coroinhas, ministros, padres e o arcebispo sendo saudados com cantos e palmas também. Após a benção inicial do bispo, a comunidade deu inicio à procissão, que fazia parte do Ato Penetencial. Um pouco mais de uma hora depois, novamente os fogos estouram anunciando agora o retorno à praça Ismael Benigno, dos fiéis que estiveram em procissão  cantando e orando pelas ruas do bairro.

Durante a sua homilia, Dom Sergio salientou o protagonismo e a importância de cada um dentro da igreja. “Na igreja todos somos atores principais, ninguém e secundário, pois pertencemos a Cristo. No batismo iniciamos a nossa fé e começamos a nossa missão, que inicia na família, uma missão que as vezes é dura e dificil. Depois nossa missão vai para a comunidade e a sociedade, onde temos que ser testemunhas do amor de Deus, mundo que nos cerca, principalmente nesse ano de campanha politica onde todos nós atuamos. E, São Raimundo foi assim, um protagonista de vida, vamos pedir então, que nesse dia do padroeiro, possamos ter uma igreja missionária e praticantes da nossa própria da nossa própria liberdade”, comentou Dom Sergio.

Sobre o Tríduo

Entre os dias 28 e 30 de agosto, foi realizado o tríduo em honra a São Raimundo Nonato. O tríduo é a continuidade do novenário, somando às seis missas itinerantes que ocorreram durante o mês em algumas ruas do bairro. Na primeira noite, a celebração foi presidida pelo pároco, Padre Ricardo Pontes e, concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Sousa. Neste dia, a paróquia recebeu um presente da sobrinha de Sousa, Elsa Sousa, que escreveu um livro contando a história do bairro. Na segunda noite, o reitor do Seminário Arquidiocesano São José, Padre Zenildo Lima, que já foi pároco de São Raimundo por duas vezes, presidiu a celebração, com concelebração do pároco e do vigário paroquial.

A convite da paróquia, o locutor do programa “Ser Feliz com o Redentor”, da Rádio RioMar e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Educandos, Padre Amarildo Luciano, presidiu a celebração da última noite do tríduo. Amarildo visita pela primeira vez a Paróquia. O redentorista manifesta sua alegria e gratidão em conhecer a comunidade. “A festa do padroeiro é um momento especial de comunhão onde as pessoas se encontram, renovam os laços fraternos, fortalecendo a fé, é isso para mim é uma graça. É uma satisfação conhecer cada comunidade. Então, vir aqui ao São Raimundo, uma das paróquias mais antigas de Manaus, com uma forma de comunhão, e é uma grande alegria de estar na comunhão com os padres que trabalham aqui, os agentes de pastorais e a comunidade do modo geral”, comentou.

Colaboração: Nathan Nascimento/Pastoral da Comunicação da Paróquia São Raimundo Nonato



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Festejos de São Raimundo Nonato encerram com procissão e missa campal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *