Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Perezes Junior realiza exposição “Um olhar fotográfico”, reunindo uma década de fotografias religiosas tiradas pelo Brasil

Perezes Martins P. Junior, um dos pioneiros na arte da fotografia religiosa, traz para o público uma amostra do resultado do seu trabalho que podem ser apreciados a partir desta sexta (24/8), na exposição “Um olhar fotográfico”, que está sendo realizada no salão paroquial da igreja São Pedro Apóstolo – bairro Petrópolis, reunindo 200 fotos religiosas provenientes de aproximadamente 60 cidades de oito estados do Brasil, tiradas ao longo de 10 anos de carreira. A exposição se estende até o dia 26 de agosto, com horário de visitação das 8h às 21h e entrada gratuita.

O ambiente da exposição segue uma temática regional, onde tudo foi minunciosamente pensado, desde a iluminação até a posição que as fotos foram dispostas que, segundo o fotografo, foram separas por ano e por localidade. Ainda de acordo com Perezes, toda a preparação é resultado de meses de organização, contando com uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre parentes e pessoas da comunidade. “Essa exposição reúne fotos tiradas em missão e em trabalhos profissionais ou formação, quis fazer algo bem regional que saísse um pouco do estilo padronizado, mas que também fosse algo bonito”, explicou Perezes.

A abertura oficial foi por volta das 19h quando o público começou a chegar, sendo recebidos pelo próprio anfitrião e suas recepcionistas, ao mesmo tempo que apreciavam as fotos, também desfrutavam de um ambiente refrigerado e com música ao vivo da melhor qualidade. Entre seus convidados que vieram prestigiar, a exposição contou com a presença ilustre do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que não poupou elogios. “Cada fotografia é um momento único que fica registrado para a eternidade e Perezes é um artista, que com sua arte consegue captar esse olhar diferenciado, o que é belo, o que é bonito e a fé como mistério de Deus. Parabéns pela iniciativa”, disse Dom Sergio.

Seus amigos também não escondiam a alegria com a exposição e revelam que, fora o talento com a fotografia, também leva jeito na cozinha. “Ele pensa em tudo e é muito detalhista, são anos de experiência e prática que em alguns casos a gente pode perceber até o vento na foto. Ele é o fotografo oficial do auto de natal, meu espetáculo que acontece a cada dois anos e ele sempre faz o registro, sem falar que ele não é só fotografo não, ele também é um ótimo cozinheiro”, comentou a artista e amiga de longa data Jôce Mendes. “É de grande importância essa exposição, pois revela um perfil de riqueza tanto humana, quanto divina da expressão de um povo não só católico, mas de modo geral”, completou o Pe. Antônio Ramos, pároco de São Pedro Apóstolo.

Sobre o artista

É natural do município de Autazes (AM), chegou em Manaus com 3 anos de idade. Aos nove, já participava da comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia São Pedro, em Petrópolis. Lá, ingressou na catequese, participou das pastorais como um todo, ajudou no serviço da Paróquia como sacristão, foi um dos coordenadores no grupo de coroinhas, e ajudou na criação do primeiro grupo de jovens. Aos 15 anos, registrava tudo, capturava imagens de todos os eventos por onde passava. Nessa mesma época, trabalhou na comunicação de uma ONG e fez curso básico de fotografia, para aperfeiçoar suas habilidades. 

Em 2012, adentrou no Seminário Diocesano São José, com o intuito de fotografar por lá também os serviços que realizava. Em 2013, já fora do Seminário, começou os trabalhos profissionais de fotografia pela cidade e fora de Manaus, tanto religiosa como em todos os outros âmbitos. Apreciava tanto a fotografia que, junto com um colega na faculdade fez um Artigo louvável nesse aspecto, chamado: Filosofia da Imagem (semiótica). É graduado em filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador pastoral na área de comunicação, na fotografia, trabalha o aspecto técnico de imagens próprias para revistas, sites, páginas entre outros, além de realiza a cobertura dos eventos católicos pela Amazônia e pelo Brasil.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Perezes Junior realiza exposição “Um olhar fotográfico”, reunindo uma década de fotografias religiosas tiradas pelo Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *