Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Exposição reúne 10 anos de fotografia religiosa de Perezes Junior

Aos 25 anos de idade e com uma experiência de 10 anos na fotografia (cinco como profissional), passando por mais de 60 cidades de oito estados do Brasil, Perezes Martins P. Junior, é um dos pioneiros da fotografia religiosa e prepara-se para realizar sua primeira exposição fotográfica com o tema “Um olhar fotográfico” que acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, no salão paroquial da Igreja São Pedro Apóstolo, localizada na Rua Coronel Ferreira de Araújo, 140 – Petrópolis, com entrada gratuita. O objetivo é mostrar para o público presente a manifestação da fé através das pessoas e dos lugares.

Natural do município de Autazes (AM), chegou em Manaus com 3 anos de idade. Aos nove, já participava da comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia São Pedro, em Petrópolis. Lá, ingressou na catequese, participou das pastorais como um todo, ajudou no serviço da Paróquia como sacristão, foi um dos coordenadores no grupo de coroinhas, e ajudou na criação do primeiro grupo de jovens. Aos 15 anos, registrava tudo, capturava imagens de todos os eventos por onde passava. Nessa mesma época, trabalhou na comunicação de uma ONG e fez curso básico de fotografia, para aperfeiçoar suas habilidades. “Tudo começou no celular e fui gostando e me acostumando. Desde então não parei mais. Amava registrar os eventos da igreja, participava de retiros, das pastorais que aconteciam na Arquidiocese de Manaus e fui crescendo nas habilidades e aperfeiçoamento das câmeras”, comentou Perezes.

Em 2012, adentrou no Seminário Diocesano São José, com o intuito de fotografar por lá também os serviços que realizava. Em 2013, já fora do Seminário, começou os trabalhos profissionais de fotografia pela cidade e fora de Manaus, tanto religiosa como em todos os outros âmbitos. Apreciava tanto a fotografia que, junto com um colega na faculdade fez um Artigo louvável nesse aspecto, chamado: Filosofia da Imagem (semiótica). “Levei meu trabalho fotográfico para meu primeiro concurso idealizado na escola onde lecionei e depois também na Arquidiocese de Manaus onde com muita emoção pude agravar mais o desejo de alguns que são amantes da fotografia como eu”, disse. 

É graduado em filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador pastoral na área de comunicação, na fotografia, trabalha o aspecto técnico de imagens próprias para revistas, sites, páginas entre outros, além de realiza a cobertura dos eventos católicos pela Amazônia e pelo Brasil. “Minha paixão pela fotografia é mais que registrar, é poder proporcionar aos muitos olhares espalhados pelo mundo, a ideia por trás de uma “imagem”, de uma fotografia. As intenções, a realidade, a cadeia de emoção que surge ao se observar uma fotografia”, comenta Perezes.

Sobre a exposição

Antes mesmo da exposição “Um olhar fotográfico”, Perezes também foi o idealizador do concurso “A fé num olhar fotográfico”, promovido pela Fundação Rio Mar (FRM) e pela PerezesArt’s e Fotografia. O concurso foi lançado no final de outubro de 2017 e concluído em dezembro, tendo como objetivo revelar novos talentos e divulgar trabalhos fotógrafos amadores e profissionais sob a ótica religiosa nos estados do Amazonas e Roraima, além de promover e incentivar a expressão artística por meio da fotografia num ambiente com mística religiosa. Agora, o fotógrafo realiza um grande sonho: pela primeira vez vai expor ao público o resultado de uma década de cliques religiosos.

“A Exposição ‘Um olhar fotográfico’ é isso. Uma pequena amostra, com especificidade na fotografia religiosa, de apresentar todo esse meu trabalho que realizei pela Amazônia e pelo país. Um olhar tanto de quem a registra como quem a observa, quem a crítica e participa da história. Essa exposição marca uma história de experiências vividas. Caminhando pelos muitos lugares distintos revelando a beleza que é a Igreja e ser igreja seja a pé, de ônibus, moto, carro, barco, avião. Congelar no tempo, no próprio tempo”, explicou Perezes.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *