Bispos da Amazônia Legal realizam encontro em Manaus

Entre os dias 20 e 23 de agosto, os responsáveis pelas igrejas locais participam do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, na Casa de Encontro Maromba, em Manaus. O objetivo é partilhar experiências, criar metas em conjunto a partir da Amazônia brasileira e aprofundar questões relacionadas ao Sínodo para a Amazônia. A atividade é organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e Comissão Especial para a Amazônia/CEA, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro, que reunirá cerca de 50 bispos de toda a Amazônia brasileira, terá na mesa de abertura, na noite do dia 20 de agosto, o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da REPAM e da Comissão Especial para a Amazônia/CEA; Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus; e Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

De acordo com o Cardeal Hummes será um encontro marcante para a Igreja da Amazônia. “Com certeza será um encontro histórico pois terá como tema o futuro Sínodo para a Amazônia. A Igreja visa encontrar novos caminhos para sua presença e atuação missionária na região. A crise climática e ecológica mundial torna ainda mais atual o tema. Também a nova evangelização promovida pelos últimos papas faz parte do contexto”, afirmou o Cardeal.

Na programação da atividade haverá, também, uma análise de conjuntura que contará, entre os assessores, com o Procurador da República, Felício Pontes. Outro ponto alto da atividade é a partilha das realidades e trocas de experiências dos bispos em vista de uma Igreja com rosto Amazônico.

Sínodo para Amazônia

Convocado pelo Papa Francisco para ser realizado em outubro de 2019, o Sínodo para a Amazônia será o grande destaque do encontro. Ele será apresentado aos bispos pelos brasileiros membros do Conselho Pré-Sinodal – Cardeal Cláudio Hummes, Dom Neri Tondello, Dom Roque Paloschi, Dom Erwin Krautler e Ir. Maria Irene Lopes – e da equipe de expertos que contribuíram na elaboração do Documento Preparatório, Pe. Justino Rezende, indígena da etinia Tuyuka, Pe. Paulo Suess, a leiga e professora Márcia Oliveira, e Peter Hughes, do Peru.

Em processo de realização, já que o Sínodo teve sua abertura em janeiro, em Porto Maldonado, como afirmou o papa Francisco por ocasião da visita ao Peru, as dioceses da Pan-Amazônia promovem momentos de escuta em todo o território com os povos. O encontro será oportunidade de apresentar aos bispos as atividades realizadas e os materiais produzidos que podem contribuir com a dinâmica sinodal.

Fonte:  Repam