I Simpósio de Teologia Amazônica é realizado no ITEPES

Com o objetivo de promover um espaço interdisciplinar de reflexão e partilha de experiências, saberes da Amazônia na perspectiva da preparação do Sínodo para Amazônia e o Ano do Laicato, cerca de 100 pessoas participaram do I Simpósio de Teologia da Amazônia realizado no  Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES) durante os dias 16 e 17 de agosto, tendo como público alvo: acadêmicos de teologia, filosofia, ciências da religião, seminaristas, religiosos/as, leigos, padres e outros interessados.

Entre os conteúdos da programação estão:  mesas de debate, comunicações temáticas, minicursos e oficinas, onde são debatidas questões indígenas, sobre os Leigos e Igreja Ministerial, teologia sobre o Sínodo, metodologia da educação popular na Amazônia e inculturação e interculturalidade. Segundo Pe. Ricardo Castro, diretor do ITEPES, o Simpósio faz parte de um planejamento que foi feito no início do ano, em vista ao Sínodo e ao trabalho evangelizador na Amazônia.

“Nosso primeiro Simpósio foi um projeto organizado desde o início do ano com o objetivo de refletir sobre o Sínodo e sobre o Ano do Laicato, creio que cumprimos nosso objetivo e foi bastante positivo, principalmente porque a gente procurou interagir a questão da realidade indígena e dos leigos e leigas da arquidiocese. Ano que vem vamos procurar fazer um Simpósio mais organizado, no sentido de fazer uma divulgação melhor e agendar para uma data que não haja uma série de atividades no ITEPES”, disse Pe. Ricardo

Fotos: Colaboração Pe. Luís Miguel Modino