Pastoral da Criança realiza encontro com comunicadores da igreja católica em Curitiba

Com o objetivo de apresentar a Pastoral da Criança, a importância do trabalho que realiza e seus projetos recentes, bem como formar uma rede de comunicadores para melhor difundir seu trabalho entre os regionais da Conferência Nacional dos dos Bispos do Brasil (CNBB) e (arqui)dioceses e prelazias da Igreja do Brasil, a Pastoral da Criança Nacional, por meio de sua coordenação e equipe de comunicação, realizou nos dias 15 e 16 de agosto um encontro que reuniu em sua sede, no Museu da Vida, em Curitiba-PR, 39 comunicadores atuantes nas Pastorais da Comunicação de diversas dioceses representando as 18 regionais da CNBB. A Arquidiocese de Manaus e o Regional Norte 1 estiveram representados pela jornalista e assessora de comunicação, Ana Paula Lourenço.

Na ocasião, foram apresentados o espaço cultural do Museu da Vida e as suas exposições, a campanha  “Toda gestação dura 1000 dias” e o aplicativo “Visita Domiciliar”. Houve momentos em que os participantes foram convidados a conhecer as exposições e espaços lúdicos para participarem de atividades interativas disponíveis no Museu da Vida a fim de ajudar a ampliar seus conhecimentos a respeito da gestação, saúde da mulher e da criança, desenvolvimento infantil, principalmente nos dois primeiros anos de vida das crianças.

Foram momentos de palestras e de diálogos entre os comunicadores e os palestrantes.  O coordenador nacional adjunto, Dr. Nelson Arns Neumann apresentou a Pastoral da Criança, sua importância e atuação no Brasil e no exterior e esteve a todo momento presente sanando dúvidas e apresentando os espaços do Museu da Vida; o Dr. Halin Girade falou a respeito da primeira infância e pontos importantes para o desenvolvimento infantil;  e o Dr. Eric Oliveira que fez uma exposição sobre sua tese de Doutorado a respeito das Mídias Sociais do ponto de vista do usuário.

Padre Rafael Vieira, assessor de Imprensa da CNBB, retomou, com os comunicadores, as iniciativas que tem o objetivo de promover contínua integração entre os profissionais e não profissionais que atuam no campo da comunicação nos regionais, nas dioceses e nos organismos da CNBB, como o Encontro de Integração, quando se discutiu a proposta de um “Guia de Integração”, ocorrido em março deste ano; a parceria (mesmo que virtual) na cobertura da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril; e o Encontro Nacional da Pascom, ocorrida em julho. Ele apresentou também um painel sobre os próximos passos como a participação na pesquisa e estudo sobre o documento “Orientações para as Mídias Católicas”; participação no XI Mutirão Brasileiro de Comunicação, em julho de 2019, em Goiânia (GO); colaboração na produção editorial na revista “Bote Fé”, das Edições CNBB e a cobertura jornalística da próxima Assembléia Geral, em Aparecida (SP).

Ao final do encontro, na tarde do dia 16, houve a inauguração da exposição “Saneamento: o básico que salva vidas” e da nova “Rua do Brincar” e os comunicadores puderam acompanhar o evento e conhecer esta  e as outras seis exposições internas e duas áreas de lazer ao ar livre do Museu, que é uma iniciativa da Pastoral da Criança, criado para ser um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes totalmente gratuito e preparado para receber de crianças a idosos.