Pastoral da Criança realiza encontrão com coordenadora da Nacional, Ir. Veneranda Alencar

Cerca de 120 pessoas, entre agentes e coordenadores da Pastoral da Criança (PC) da Arquidiocese de Manaus, participaram na noite desta terça-feira (14/8), do encontrão com a Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional (PC) que atualmente reside em Curitiba (PR) e veio fazer uma troca de experiências e conhecer um pouco da realidade Amazônica. O evento foi realizado no auditório Mãe Paula, situado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM) e contou com a presença também do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e de Dom José Albuquerque, bispo referencial da Pastoral da Criança no Regional Norte 1 e bispo auxiliar de Manaus.

Num clima de muita alegria e descontração, a equipe da coordenação deu as boas-vindas com música, dança e oração. Foi realizada uma breve apresentação dos agentes presentes no encontro, pertencentes a 10 dos 13 setores da Arquidiocese. Foi realizada uma mística com a vela, simbolizando a luz para os caminhos e depois de umas breves palavras de acolhida de Dom José e a bênção de Dom Sergio, salientando que a Pastoral da Criança é uma benção de Deus para a igreja católica. Depois foi a vez da Irma Veneranda, com seu jeito carismático e extrovertido, conversar de maneira aberta com todos e, entre sorrisos e “causos” engraçados, sempre tocava num assunto sério de maneira descontraída.

“É uma grande alegria estar aqui hoje na arquidiocese de Manaus, nesse encontrão de líderes, junto com o arcebispo e com o bispo referencial do Amazonas, já vim outras vezes em Manaus, mas hoje é um encontro especial, para poder conhecer a realidade mais de perto, conversar e rezar juntos. Isso é muito significativo e gratificante, a gente sabe que as distâncias na capital são grandes, mas o pessoal tá animado, tá motivado e correspondeu bastante. Só tenho a agradecer a presença de cada líder em seu trabalho nas comunidades, com cada família e cada criança. Nós estamos no mês vocacional e temos que rezar bastante porque a messe é muito grande e temos muitas crianças para serem acompanhadas”, disse a Irmã.

Para Lúcia Cleide, Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança, o evento foi importante por trazer esse contato mais direto e a motivação necessária aos agentes e comentou também a respeito do relatório de abrangência analisado pela Irmã. “Ela é uma pessoa muito alegre e muito positiva e para nós é uma benção ter ela entre nós nos motivando e nos enchendo de esperança com a sua presença toda especial. A irmã também reforçou a campanha dos “mil dias” quando explanou sobre o relatório de abrangência, trazendo para nós, a realidade a nível de arquidiocese, onde mostrou que houve uma pequena queda no acompanhamento das crianças e daí a importância da gente trabalhar as vocações para a nossa pastoral”, disse a coordenadora.