Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa marca abertura do mês vocacional e comemorações pelos dias do padre e dos pais

Uma noite de muita alegria e comemorações. Foi o que se viu na celebração presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom José Albuquerque na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), no dia 4 de agosto. A santa missa não só marcou a abertura do mês vocacional, mas também comemorou o dia do padre e o aniversário de 22 anos de ordenação sacerdotal de Dom José e Padre Zenildo Lima, atual Reitor do Seminário São José, e que também estava presente concelebrando ao lado de Dom José, Padre Genaro Tesauro e Frei John.

Durante a homilia, padre Zenildo relembrou quando ele, Dom José e Pe. Geraldo Bendaham (que não esteve presente porque estava celebrando na paróquia São Francisco das Chagas, onde é pároco) há 22 anos estavam sendo ordenados. Falou da experiência que eles têm vivido que vai enriquecendo seu ministério sacerdotal e finalizou comentando as leituras do dia, principalmente sobre os desafios de Moises de como ajudar o povo a abandonar paixões e mentalidade enganosas, fazendo uma analogia com a situação que vivemos hoje em dia, em que estamos com saudades de um tempo que não tínhamos protagonismo.

“Ainda me lembro da homilia de Dom Luiz, arcebispo na época da nossa ordenação, quando ele perguntava: qual a atualidade do ministério do padre, para os novos tempos. Após 22 anos, percebemos como a gente cresce na fé e entendemos que a resposta dessa pergunta é: ajudar ao nosso povo a ter discernimento, pois o sacerdote além de ser missionário, também é um conselheiro espiritual, para nós não importa o sucesso e sim a realização em ver que a vida das pessoas ao nosso redor está melhor com o nosso convívio e é aqui, no seio das famílias e do povo de Deus, que nos realizamos em nosso ministério”, disse.

A celebração também contou com a presença de vários representantes das Equipes de Nossa Senhora, que na oportunidade fizeram uma singela doação ao Seminário São José e, em seguida, a apresentação dos novos casais coordenadores dos setores C e D, pelos próximos três anos. “Nós somos divididos em quatro setores e cada um com 15 equipes e cada equipe é coordenada por um casal responsável. Também temos a coordenação Regional e a Provincial e hoje, nesta noite cheia de homenagens, estamos fazendo a apresentação dos dois novos casais da coordenação”, disse Márcia Medeiros, coordenadora regional.

Como em agosto também se comemora o dia dos pais, todos os pais que estiveram presentes foram homenageados com uma bela canção, num momento de muita emoção. Ao final da celebração, Dom José agradeceu a presença de todos, pediu que continuassem a orar por todos os padres e seminaristas e relembrou que o mês vocacional finaliza com a confraternização no Seminário São José, no dia 25 de agosto. “Agradecemos a presença de todos, pela equipe da Pastoral Vocacional e equipes de Nossa Senhora que estiveram aqui e não esqueçamos de rezar pelas vocações dos nossos padres e pelos nossos seminaristas para que possam fazer uma boa experiência de seminário”, comentou Dom José antes da benção final.

              



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *