Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arcebispo e sacerdotes são homenageados na CMM em comemoração ao Dia do Padre

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou na tarde desta quinta-feira (2/8), uma solenidade inédita em toda a sua existência. Pela primeira vez a CMM prestou uma homenagem ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani e aos sacerdotes do clero de Manaus, pela passagem do dia do padre, que se comemora no próximo dia 4 de agosto. A iniciativa foi do vereador Dr. Daniel Vasconcelos e tem por objetivo reconhecer em forma de homenagem, todos os serviços dos sacertores prestados à sociedade.

O evento começou por volta das 14h30 no Plenário Adriano Jorge da CMM e, além de Dom Sergio e do vereador Daniel, também foram chamados para compor a mesa, os vereadores: Elias Emanuel, Gilmar Nascimento e Therezinha Ruiz; o Secretário de Estado do Trabalho, William Abreu; o representante da Prefeitura de Manaus, Dante Souza; os padres Alexandro de Freitas e Amarildo Luciano; e o Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros. No plenário, cerca de 20 padres estiveram presentes na solenidade e não escondiam a alegria de estarem comemorando o seu dia de uma maneira tão especial, junto aos seus amigos e parentes.

O Discurso de Dom Sergio

Após a entrega das honrarias a todos os sacerdotes presentes e todas as autoridades que compuseram à mesa fazerem seu discurso, ressaltando a importância da figura dos padres em nossa sociedade sendo pai, amigo, conselheiro, pastor, administrador e muitos outras qualidades salientadas por todos que subiram na tribuna, foi a vez do Arcebispo Metropolitano de Manaus, encerrar com chave de ouro. Dom Sergio falou de forma emocionada e direta e, ao final, recebeu uma calorosa salva de palmas.

“Meus senhores e minhas senhoras

É bom estamos aqui hoje recebendo esta homenagem. Faz bem ver o nosso trabalho reconhecido. Por que somos felizes no nosso sacerdócio. Nos realizamos no ministério de santificar quando celebramos os sacramentos. Sentimos uma imensa alegria quando presidimos a Eucaristia, quando confortamos os doentes ela Unção e, quando em nome da Igreja e por mandato de Cristo, perdoamos pecados.

Amamos o povo que a Igreja nos confia. Administramos os seus bens sabendo que não são nossos. Organizamos a caridade. Somos homens da Palavra, que meditamos e estudamos e procuramos viver. Antes de anunciar, nos consagramos completamente ao Senhor. Mas continuamos como todos os nossos limites humanos. Sentimos a dor do fracasso e o peso da solidão, ficamos tristes quando se generaliza o mau comportamento de alguns.

Por isso, obrigado pela homenagem que foi muito importante para despertar também o poder público que, assim como o povo confia em nós, também confia nos políticos que são eleitos pelo povo e tem todo o nosso respeito. Sou muito feliz como padre e muito feliz como bispo de Manaus. Pedimos a Deus que santifique o clero, pois o mundo precisa de santidade e o bem do povo é a nossa maior preocupação”

Finalizou Dom Sergio emocionado.

           



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Arcebispo e sacerdotes são homenageados na CMM em comemoração ao Dia do Padre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *