Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral Familiar trata da importância da família enquanto escola da ética e moral, formando autênticos cristãos

Promover o encontro de famílias e discutir questões sobre a moral da família cristã foi o objetivo do 7º. Fórum da Pastoral Familiar, realizado no dia 28 de julho, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, reunindo mais de 300 pessoas para tratar de questões latentes nas famílias nos dias atuais, a partir da temática central que foi “Família cristã: escola da ética e da moral”.

Dom Sergio esteve no encontro e proferiu algumas palavras de estímulo às famílias presentes que tem papel fundamental na formação de cristãos comprometidos com o bem, honestos. Afirmou ser a família lugar de perdão, de respeito, de formação, de oração, de centralidade em Deus e de paz, como resposta a um tempo de tanta violência, a família precisa ser o lugar onde se aprende a propagar a paz, a honestidade, pra isso a família tem que ser lugar de amor, de afeto, de união, de pequenos gestos de carinho para com todos. Parabenizou pelo fórum que reuniu tantas pessoas, e isso indica o quanto a pastoral é viva e atuante na Arquidiocese de Manaus e tem trabalhado para alcançar muitos que precisam de uma orientação para que suas famílias sejam berços de verdadeiros cristãos.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Manoel Ramos, afirmou que a temática abordada foi forte e de grande significado para todos os presentes, e espera-se que eles possam aprofundar nas bases, ou seja, nas comunidades, áreas missionárias e paróquias de cada um, e principalmente nas famílias. “Nós que reclamamos tanto dos políticos pela desonestidade, mas este saiu de uma família, e, a esse exemplo, cabe a nós preparar nossos filhos para que no futuro tenhamos pessoas mais honestas, cristãs, com mais esperança e fé, a frente de nossa cidade, estado e país”, afirmou Manoel Ramos.

No período da manhã, ocorreram as palestras “Família: escola da ética e da moral”, proferida pelo Frei José Faustino, vigário da Paróquia São Jorge e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar Arquidiocesana; “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”, pela psicóloga Selma Medeiros, atuante na Pastoral da Criança e no Serviço de Atendimento Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM); e “Filhos melhores para o mundo ou mundo melhor para os filhos”, ministrada pelo casal Flávia e Afrânio Soares, do movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Pastoral Familiar do Regional Norte 1.

Durante o encontro, no período da tarde, ocorreram peça teatral com jovens da Pastoral da Juventude, e cinco oficinas com conteúdo de grande valia para melhor conduzir as famílias rumo ao cumprimento da missão de formar cristãos verdadeiros para contribuir para melhorar o mundo em que vivemos.

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *