Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Prelazia de Itacoatiara institui Conselho de leigos e leigas durante formação sobre o Ano do Laicato

A Prelazia de Itacoatiara juntamente com a Comissão de Articulação do Laicato do Regional Norte 1 promoveu nos dias 13 a 15 de julho uma Formação sobre o Ano do Laicato com o objetivo de motivar a participação dos 80 leigos e leigas que atuam nas diversas pastorais, movimentos e organismos à estarem inseridos nos espaços da sociedade, a luz do evangelho sendo agentes transformadores e ocupando os devidos espaços como sal da terra e luz do mundo. No primeiro dia Patrícia Cabral, CNLB da Arquidiocese de Manaus, apresentou a proposta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB sobre o Ano Nacional do Laicato, as formações, seminários temáticos, semana missionária e o legado que fica no âmbito da sociedade e da vida eclesial. 

No segundo dia pela manhã, Dom Ionilton, bispo da Prelazia, apresentou a Cartilha da CNBB sobre as eleições 2018, enfatizando a importância de nós leigos e leigas assumirmos os espaços políticos, e de sermos críticos e conscientes da importância de sabermos escolher nossos representantes nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas. Depois Patrícia Cabral retomou a formação sobre o laicato falando da vocação e missão dos cristãos leigos e leigas a partir do Concílio Vaticano II. “É de suma importância que nós leigos e leigas, saibamos reconhecer qual o nosso papel na igreja e quais os espaços da sociedade que precisamos estar inseridos.  A organização dos cristãos leigos e leigas se dá a partir do entendimento que devemos estar na sociedade para a boa prática de fé e vida” disse Patrícia Cabral. 

Na parte da tarde Nilson Moreira apresentou O que é? Como se constituiu? Quem participa do Conselho de leigos e leigas? Em seguida Dom Ionilton conduziu a escolha da ampliada do Laicato da Prelazia com o intuito de na assembleia que acontecerá até o fim do ano, possam escolher a coordenação do Conselho do Laicato da Prelazia. Finalizando o dia Patrícia partilhou o que aconteceu na XXXVII Assembleia Nacional do Laicato de 31/05 A 03/06 em Belo Horizonte. No domingo iniciou-se a formação com a apresentação da Cartilha do Sínodo da Amazônia, os materiais para roda de conversas e o boletim sobre o sínodo que será produzido semanalmente pela REPAM.

Em seguida foi realizado os trabalhos de grupo sobre os areópagos modernos família, mundo do trabalho, educação, casa comum, política e políticas públicas, superação da violência e as relações da igreja com a participação da mulher, clero e Laicato, igreja e sociedade identificando os desafios e quais ações devemos realizar para alcançarmos os objetivos que desejamos. Ao final do encontro foi realizado o envio por Dom Ionilton para a motivação dos agentes cristãos leigos e leigas que não poderiam estar na formação através dos participantes.

Palavras de Dom Ionilton

“Realizamos neste final de semana, sexta, sábado e hoje, um encontro de formação para os leigos e leigas daqui da Prelazia, vindo de todas as paróquias. Era uma programação dentro do Ano do Laicato, que foi programado só faltava agendar, graças à Deus conseguimos marcar para esta data, e ai vieram do Conselho do laicato da Arquidiocese de Manaus a Patrícia e o Nilson e assim nos ajudaram, o tempo todo, nos acompanhando, e o objetivo era ajudar na formação dos leigos e leigas da prelazia e fortalecer o trabalho organizado do laicato através do conselho de leigos, que é o objetivo durante o Ano do Laicato que todas as dioceses e prelazias se constitua, e eu desejava muito ver nascer na prelazia, por que também como padre religioso na Bahia e Sergipe, ajudei muito ao Regional Nordeste 3 na organização do laicato e sentia essa vontade de continuar aqui na Prelazia esse trabalho. E assim fizemos, graças à Deus acho que terminamos o encontro com o nosso objetivo alcançado. Houve a formação, aprofundamos a vocação e missão dos leigos e também conseguimos organizar o primeiro núcleo do Conselho do Laicato na Prelazia de Itacoatiara” disse Dom José Ionilton ao fim do encontro.

Texto e fotos: Patrícia Cabral


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *