Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Saúde realiza no auditório do Cefam formação com o tema: Espiritualidade e Carisma

Cerca de 60 coordenadores e agentes da Pastoral da Saúde de várias paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, participaram na manhã deste sábado da formação “Espiritualidade e Carisma”, realizado de 8h30 as 11h30 no auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), tendo como formador, o padre José Moura, redentorista que atua no Santuário Nossa Senhora Aparecida e o padre Bruno Bach, pároco da Área Missionária Sagrada Família – no Japiim II e vicariato da pastoral da saúde.

O evento começou com a acolhida dos participantes e após a mística, iniciou a formação com padre José que, com muita alegria e simpatia, conduziu o tema de maneira contagiante, cativando ainda mais os agentes na sua missão e vocação, mostrando que para fazer parte da pastoral da saúde, não precisa ter formação na área, não precisa ser um enfermeiro ou médico, basta saber olhar para o enfermo como Jesus olhou, acolher com amor e com dignidade, não falar de cura e sim falar de esperança para não desistir da vida, que é dom de Deus e precisa ser preservada e o agente da pastoral traz esse zelo pelo próximo.

“O agente da pastoral da saúde tem a missão de ser Jesus para aqueles que sofrem, ele é a pessoa que vai em busca daquele que está fragilizado, que não pode mais ir à igreja, mas que encontra nele um irmão em Cristo. As vezes os profissionais da saúde não têm o carisma para saber atender o enfermo no momento difícil, falta ‘jeito’, falta espiritualidade ao falar, ao cuidar e, esse é o diferencial nessa pastoral, é ter pessoas que nem sempre tem o conhecimento técnico ou científico na área da saúde, mas tem o conhecimento do dia a dia, tem empatia com o doente e sabem tratar muito bem a pessoa que está enferma e acolher no momento que está vulneral”, disse o pe. José.

De acordo com padre Bruno, a formação de hoje teve o intuito de divulgar e fazer acontecer a pastoral da saúde cada vez mais atuante na Arquidiocese de Manaus, acolhendo com alegria aos antigos agentes e coordenadores e dando as boas-vindas aos que estão chegando com boa vontade de trabalhar junto aos doentes. A outra novidade desse encontro é o cadastramento para a carteirinha, uma espécie de “crachá”, para as visitas aos doentes. “Nós atuamos em hospitais e casas de saúde e, um dos projetos dessa nova coordenação que assumiu em janeiro é padronizar nossos agentes para que andem identificados e uniformizados (uso de jalecos). Os agentes que hoje estão aqui, já estão fazendo seu cadastro com o RG, CPF e tirando a foto para o crachá que vamos começar a usar. Os demais que quiserem fazer, basta procurar a sala da pastoral da saúde no Cefam”, disse Pe. Bruno

Projeto Doutores da Alegria

Segundo o diácono Ruzeval Cardoso, que também atua na coordenação da pastoral como vigariato da saúde, o outro objetivo da formação foi também divulgar o projeto Doutores da Alegria, que está na fase de formação dos novos agentes que vão atuar nos hospitais levando alegria e entretenimento. “Tivemos a primeira formação no último dia 7 de julho no auditório da rádio Rio Mar e teremos mais duas agendadas para os dias 21 e 28 desse mês. A ideia não é só ensinar fazer palhaçada, mas sim levar a esperança, a fé e a verdadeira alegria que vem de Cristo. Com esse projeto, abrimos espaço para os jovens que queiram atuar como palhaços, sobretudo para as crianças, nos hospitais, escolas públicas, abrigos e casas de acolhimento”, comentou o diácono.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Pastoral da Saúde realiza no auditório do Cefam formação com o tema: Espiritualidade e Carisma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *