Paróquia Santa Luzia celebra ordenação Presbiteral de Pe. Izaias Melo

A Paróquia Santa Luzia, situada na rua São Jorge, nº70, bairro Santa Luzia – Setor Dom Maria Mãe da Igreja, sob a gestão do pároco Pe. Cláudio Cobalchini, realizou na noite deste sábado (30/06) a Celebração Eucarística com rito de Ordenação Presbiteral do diácono Izaias Melo Nascimento, pela imposição das mãos de Dom Élio Rama, Missionário da Consolata e Bispo da Diocese de Pinheiro – Maranhão, concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani.

Estavam presentes também os presbíteros, Pe.Armando Olaya – Superior dos Missionários da Consolata da Colômbia; Pe. César Avellanea – Colobiano, que atua no México; Pe. Philip – Vice Superior dos Missionários da Consolata, entre os indígenas na Missão Maturuca/RR; Pe. James – Missão Muturuca/RR; Pe. Josep – Missão Sumuru/RR – Indígenas; Pe. Gabriel – Missão Sumuru/RR; Pe.Jean Claude – Missão Baixo Cotingo/RR – Indígenas; Pe. André Ribeiro – Boa Vista/RR; Pe. Steven Ngari – Área Missionária Piscicultura – Boa Vista/RR; Pe. Bichehe Afonso Amane – Missionário da Consolata – Pároco da Área Missionária São Francisco das Chagas; Pe. Hecto E Pe. Sergio Almeida.

Após a procissão de entrada e da leitura do histórico, a celebração seguiu normalmente. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Cláudio apresentou o candidato à Dom Élio, para iniciar o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, realizada pelos pais; unção das mãos do neo presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Élio, Dom Sergio e os demais padres presentes, acolhem o novo sacerdote.

Durante a homilia, Dom Élio disse que o sacerdócio é a alma da igreja e a igreja da Amazônia estava alegre por ter mais um filho abraça a missão do sacerdócio confiando no poder de Deus. “Combati o bom combate, acabei a minha carreira, guardei a fé e procurei ser o verdadeiro anunciador do Reino de Deus, não me envergonho porque sei em quem coloquei a minha confiança. Essas são palavras que vem para animar o irmão Izaias, para que seja um bom evangelizador e um bom missionário em saída, ao encontro das ovelhas que estão precisando de um verdadeiro pastor. Lembre-se que ser padre é motivo de louvor e ação de graças, ao mesmo tempo, exige responsabilidade, muita oração, esforço e sacrifício para perseverar e ser fiel a essa vocação”, disse Dom Élio.

Visivelmente emocionado, Pe. Izaias fez um discurso bilíngue, misturando em sua fala português e espanhol, pedindo muito oração pelo seu trabalho e vocação. “É um sonho realizado e é uma responsabilidade muito grande, ainda mais sabendo que irei trabalhar nas comunidades indígenas de Roraima, com certeza essa minha vivência em outros países me gerou uma experiência muito grande que vai me ajudar no trabalho com os indígenas onde passarei a trabalhar. Agradeço a todos e peço orações pela caminhada que estou apenas começando e faço isso pela comunidade e povo de Deus”, comentou Pe. Izaias.

Histórico do Neo Presbítero

Nasceu no dia 4 de 1982 em Juriti (PA) e é o sexto dos 15 filhos de Leocádio Melo Nascimento e Maria de Melo Nascimento. Aos 14 anos migrou para Manaus, morando com seu tio Manuel até os 18 anos. Aos 21 teve sua primeira experiência de vida religiosa com os monges contemplativos Filhos de Santana, onde sentiu chamado pela primeira vez à vida consagrada.

Em 2004 conheceu os missionários da Consolata. No ano seguinte ingressou na casa de formação do Instituto Missões Consolata, região Amazônica. Em 2006 iniciou o curso de Licenciatura em Filosofia. Em dezembro de 2009 se graduou na Faculdade Salesiana Dom Bosco, em Manaus. Deu continuidade à sua formação em 2010 e, no ano seguinte, foi destinado à Argentina para realizar o noviciado e professou seus votos religiosos no dia 30 de dezembro de 2011.

Em 2012 foi destinado para Bogotá, Colômbia, para realizar os estudos teológico. Em junho de 2016 concluiu Teologia na Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, e de lá foi designado sua primeira experiência missionária com os povos indígenas em Porto Leguízamo – Colômbia. Em 2017 foi aceito para a Profissão Perpetua, a qual emitiu no dia 16 de julho do mesmo ano e, no dia seguinte, foi realizado sua Ordenação Diaconal, na fronteira da Colômbia com o Peru.

Nos últimos seis meses, Izaias esteve na missão de Porto Ospina, Colômbia, fronteira com Equador, onde viveu e aprofundou o seu diaconato. Enquanto participava dessa missão, foi aceito para a Ordenação Presbiteral, a qual se realiza para cumprir a vontade de Deus, tendo como lema sacerdotal “Pela graça de Deus, sou o que sou. E a sua graça para comigo da bons frutos” (1 Cor 15, 10)