Vice-Presidente dos EUA visita abrigo de refugiados venezuelanos na A.M. Santa Catarina de Sena

A Casa de Acolhida Santa Catarina de Sena, localizada na Área Missionária Santa Catarina de Sena (AMSCS) – Conjunto Jardim Petrópolis – setor Santa Rita de Cássia da Arquidiocese de Manaus, recebeu na manhã desta quarta-feira (27/06), a ilustre visita do Vice-Presidente Norte Americano, Mike Pence que veio tratar da questão dos refugiados venezuelanos que residem em um dos abrigos de Manaus que tem o apoio da Cáritas Arquidiocesana, representada pelo presidente e Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani e  pelo coordenador Pe. Orlando Barbosa.

Na programação estava incluída a visita ao salão de festa, onde se encontrou com algumas famílias e conversou sobre suas trajetórias e perspectiva de vida; em seguida fez a visita na casa de acolhida, conhecendo melhor sua estrutura e conversando com alguns residentes; depois seguiu para dentro da igreja, onde a maioria dos convidados lhe aguardavam e onde pode dizer algumas breves palavras de incentivo, ressaltando a importância desse trabalho que é realizado juntos aos refugiados, finalizou sua visita com uma coletiva de imprensa apenas para alguns convidados. Vale ressaltar que antes mesmo de toda essa programação, foi realizado uma missa presidida por Frei Alex, pároco da Área e um dos responsáveis pela casa de acolhida, junto com a equipe do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Segundo Frei Alex, a visita tem muitos significados, mas vale a pena destacar a questão institucional. “Para nós foi uma surpresa essa visita e esse desejo de querer vir se encontrar com nossos irmãos refugiados e isso traz uma visibilidade maior para nossa casa de acolhida e nossa instituição enquanto igreja. Penso também que essa visita pode mudar um pouco a própria política dos EUA com relação aos imigrantes e refugiados no seu país”, disse o Frei. Dom Sergio concluiu, “Essa visita é uma visita polêmica, que mostra que até a nação mais poderosa da Terra tem responsabilidade com seus imigrantes e também é o reconhecimento ao trabalho da Cáritas, pois desde o início da chegada dos venezuelanos, nós estivemos atentos à esse problema e precisamos de fundos para poder manter as necessidades das famílias venezuelanas”, comentou o arcebispo.

Sobre a Casa de Acolhida

A Casa, que antes funcionava como uma espécie de escolinha para crianças da comunidade, passou por uma adequação e, desde o dia 4 de maio, está oficialmente acolhendo os moradores. Segundo Frei Alex, atualmente a casa está abrigando 83 pessoas, mas logo no início eram 122 compondo 27 famílias, desse total, 57 eram crianças de 0 a 10 anos, além de quatro grávidas e os demais eram adultos.

“A nova configuração da casa partiu de uma conversa com Dom Sergio, no final da conversa ele agradeceu o gesto e disse ‘poderia receber mais refugiados lá!’, foi quando ele colocou a Cáritas Arquidiocesana em contato conosco aqui da AMSCS e, em seguida, somou-se a nós a ACNUR, com um equipe técnica de coordenação interna. Juntos, temos muitas coisas bonitas para celebrar e é bonita ver a fraternidade e a solidariedade se concretizando em torno desse projeto que a nós foi confiado com a missão de animá-lo e coordená-lo”, contou Frei Alex.

Palavras do Vice-Presidente

Pence e sua comitiva chegaram por volta das 12h, no avião presidencial Air Force One, sob um forte esquema de segurança que chegou a isolar os quarteirões nas redondezas, dificultando a entrada dos próprios moradores e envolveu mais de 100 pessoas, entre agentes do Serviço Secreto, policiais à paisana, coordenadores de logística e comunicação, além do apoio dos Agentes do ManausTrans, Secretaria de Segurança, Policia Militar e Rocam. Tudo foi feito de maneira minuciosa para garantir idoneidade de uma das mais importantes autoridades políticas e, é claro que a imprensa internacional também esteve presente para registar e divulgar o evento.

Em seu discurso dentro da igreja, o Vice-Presidente falou por pouco mais de 12min, tendo seu discurso finalizado pela esposa, Karen Pence, que encerrou com uma prece. “É um grande privilégio para mim e minha esposa está aqui hoje com vocês conhecendo um pouco mais desses atos que demonstram o amor de Deus pelo próximo. Agradeço os representantes da Cáritas e a Dom Sergio, por receberem tão cordialmente nossos vizinhos de Venezuela nesse momento muito difícil. E a mensagem que trago do presidente Donald Trump é que nós estamos com vocês e estaremos ao seu lado até que a democracia seja recuperada em seu país”, disse Pence.