Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia de Santo Antônio realiza procissão em honra ao seu padroeiro

Foram treze dias de reza do terço de Santo Antônio. Conhecido popularmente como o santo casamenteiro e das causas perdidas.

A paróquia, comunidade e bairro que possuem o nome de Santo Antônio, localizado na zona oeste de Manaus, esteve em festa desde o dia 31 de Maio com a abertura do trezenário em honra ao padroeiro. Neste mesmo dia aconteceu a benção dos carros e carreata com a imagem peregrina que passou pelas comunidades que compõe a paróquia.

Todos os dias durante o trezenário houveram apresentações dos milagres de Santo Antônio pelo Grupo de Teatro Cristão – Grutec. As comunidades urbanas que fazem parte da paróquia também estiveram presentes participando das orações do terço de Santo Antônio e na liturgia.

Foram três dias de arraial 9, 10 e 13 de junho. Danças, comidas típicas, bingo e música ao vivo fizeram parte desta grande festa.

No dia do padroeiro, 13 de junho a programação iniciou ás 06h30 da manhã com a Santa Missa, ao meio dia o sino da igreja tocou por treze vezes, representando a data festiva, ás 16h30 aconteceu a reza do terço e as 17h00 em ponto, Santo Antônio com o andor envolto em flores saiu da igreja rodeado de muitos fiéis e saudado com muitas palmas e fogos.

Cerca de três mil fiéis participaram da procissão em honra à Santo Antônio. Para a animação foi convidado Pe. Leudo Santos, pároco na paróquia de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, localizada na Compensa 2, setor Avenida Brasil.

Durante a procissão, Pe. Leudo recordou o tema e lema proposto para este ano: Santo Antônio ajudai-nos a ter consciência da missão dos leigos na igreja e lema: Ensina-nos a fazer o bem pela simples alegria de servir, em uma das paradas, sendo esta em frente à residência do menino Matheus Alves de 4 anos, que fora atropelado em 2010 após a passagem da procissão de Santo Antônio, fez memória e clamou ao Espirito Santo pela paz no bairro.

Após a procissão, foi realizada a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Sabino de Andrade. Concelebrando esteve o pároco Evanir Rosa, auxiliados pelo diácono Nonato.

Em sua homília o Monsenhor, recordou as histórias que fizeram de Antônio um santo tão popular e querido. “ Santo Antônio pregava o evangelho, a sua língua está até hoje intacta depois de 800 anos em uma Basílica construída em sua memória na cidade de Pádua na Itália, nós devemos seguir este exemplo e usar a nossa língua para propagar o amor e não usá-la para falar mal das pessoas ou pregar o mal”, disse o monsenhor.

Muitos pães foram distribuídos aos fiéis, também como as flores que cercavam o santo.  Após a missa, aconteceu o bingo ,tradicional leilão do bolo de Santo Antônio que neste ano foi arrematado no valor de R$ 3.500.

Matéria de Rafaella Moura – Pascom de Santo Antônio

Fotos de Wallace Almeida e Juliana Vieira – Pascom de Santo Antônio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *