Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comunidade Santo Antônio celebra festa do padroeiro com procissão e missa

Santo Antônio , padroeiro da comunidade do mesmo nome, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do bairro Alvorada 1, recebe as nossas homenagens e também nossas orações. No período que antecede o dia do padroeiro, foi realizado o Tríduo (10,11 e 12 / 06) com o tema principal: A exemplo de Santo Antônio, cristãos leigos e leigas, são sujeitos na igreja em saída, a serviço do reino, com  a celebração da Santa Missa e pregação, versando cada dia sobre os seguintes temas específicos: a exemplo de Santo Antônio, levemos a todos a luz do evangelho”; “Com santo Antônio comunicador da verdade, somos sal da terra e luz do mundo”; “Santo Antônio intercessor dos leigos em missão de paz”. As pregações foram feitas pelo pároco Pe. Wolney Mourão (PNSA), e por sacerdotes convidados, como Frei Paulo Xavier (pároco São Sebastião), Pe. Manoel de Jesus (Pro-menor Dom Bosco),

Na quarta  (13/06 ) a igreja da Comunidade de Santo Antônio abriu às 9:00hs da manhã para receber os devotos e os pãezinhos como já e tradicional, às 18:30 se deu início a procissão com o apoio da Manaustrans , que estavam a organizar o trânsito para que os devotos pudessem participar em segurança da procissão, contamos também  com a colaboração de  agentes de pastorais das comunidades coirmãs  como :  Terço dos Homens (Com. N. Sra. Auxiliadora) que fizeram o translado do andor , Caroline Rodrigues(Carol), Francilene  Sabóia (Bita), ambas Com. São Mateus – responsável pela animação na procissão,  Roberto Carlos  e Lucas Wendell – responsável  pelo carro som e fotos (ambos Com. N.Sra. Rosário), Jorge Batista – responsável pelos fogos (Com. São João Bosco), saindo da praça do skate na  Lóris Cordovil , deu uma pequena parada na frente do Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada -SPA, aonde foi feita oração pelos doentes e funcionários, após esse momento a procissão prosseguiu e encerrou na frente da igreja de Santo Antônio , onde se deu início a Missa Solene que foi presidido pelo padre João Manoel , pois por motivo de doença o pároco Wolney Mourão não pode se fazer presente, a animação litúrgica da celebração foi realizada pela Comunidade Santo Antônio e animação litúrgica  de música foi realizado pelas Com. Sto. Antônio (Eduardo) e N. Sra. Auxiliadora (Bruna Hellen Lima), durante a celebração houve vários momentos como: entrada da Padroeiro, entrada da palavra, procissão do ofertório com os agentes de pastorais representando suas respectivas pastorais existentes na comunidade e também entrada do pão e do vinho.

Ao final da celebração depois da tradicional benção da água e do pão o coordenador Paroquial senhor Marilzo Reis, parabenizou a todos e justificou a ausência do Pe.Wolney Mourão, em seguida houve a distribuição .

A comunidade de Santo Antônio, esse ano (2018) completou 20 anos teve esse nome escolhido pelo Padre Mário Faggion (ex-Pároco  da  PNSA no período e hoje falecido)  como uma homenagem  ao seu pai que se chamava Fernando . Como momento marcante vivido pela comunidade cito o primeiro casamento realizado no sábado (09/06)  do senhor João Sages (coordenador da catequese Paroquial) com Maria Augusta  B. Brazão dos Santos (catequista da Com. N. Sra. Auxiliadora), outro momento a  história do menino Lucas  Cruz de sete anos, que foi levado pela sua família para pagar uma promessa feita pela sua avó , segundo o relato da mesma quando Lucas tinha aproximadamente 1 ano e 4 meses ele teve duas convulsões e como ficou sem oxigenação no cérebro os médicos falaram  da probabilidade do Lucas ficar com sequelas, então sua avó resolveu com medo fez uma promessa a Santo Antônio que se ele não ficasse com sequelas , quando fizesse sete anos ela o levaria um ano vestido de anjo e outro vestido de Santo Antônio  e assim esse ano tivemos a alegria de contar com a presença de Lucas vestido de  anjo.

Texto e fotos: Ana Rita – Pascom PNSA



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Comunidade Santo Antônio celebra festa do padroeiro com procissão e missa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *