Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

PPR realiza o I Arraial Solidário do Povo da Rua na Pça da Matriz

A Pastoral do Povo da Rua (PPR) realizou na noite desta quarta-feira (13/6) o primeiro Arraial Solidário tendo como público alvo, os moradores de rua que vivem nos arredores da Igreja da Matriz e demais adjacências. O arraial foi uma iniciativa da PPR, mas contou com a parceria da Comunidade Nova e Eterna Aliança; Comunidade Aliança de Misericórdia, Terço dos Homens, Lions Club Ajuricaba e Grupo de Amigos de Santo Antônio.

O evento começou por volta das 18h na praça da Igreja da Matriz, iniciando com um momento celebrativo em honra de Santo Antônio, exaltando as virtudes do santo do dia que, entre tantas qualidades, tinha um amor aos pobres muito grande. Em seguida teve a benção do pãozinho de Sto. Antônio, simbolizando o valor da partilha e do amor ao próximo, finalizando com a oração de São Francisco pedindo pela paz, sobretudo para os moradores de rua que sofrem vários tipos de discriminação e violência.

E, como todo bom arraial, não poderia deixar de ter a famosa quadrilha, comandada pelos missionários da Comunidade Aliança de Misericórdia, onde a grande maioria dos participantes dançou e se divertiu antes do momento da partilha dos alimentos, que foram doados por voluntários que trouxeram mingau, bolos, cachorro-quente, pipoca, canjica, refrigerante e outros. Antes de encerrar, ainda foi realizada uma gincana com perguntas e respostas valendo brindes como: itens de higiene pessoal, brinquedos, livros, pacotes de bolacha e etc

De acordo com a avaliação do Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral, o evento foi muito positivo e já serviu de “esquenta” para as festividades que serão realizadas em novembro, no dia do pobre. “A gente quis festejar a solidariedade neste primeiro arraial da PPR e tenho certeza que, com o apoio de todos os envolvidos, conseguimos realizar uma grande festa. Acredito que no dia do pobre, vamos fazer um evento a nível de arquidiocese ainda muito melhor aqui na praça da matriz”, comentou o padre.

Segundo Natércia Navegante, coordenadora da PPR, foi o primeiro evento desse tipo realizado a nível nacional e já tem planos para a edição de 2019. “Todos que vieram servir, trouxeram algo para contribuir, seja com brindes ou alimentos. Não é um evento fácil de fazer, mas graças a Deus deu tudo certo, eles aguardaram a semana toda por esse momento e a gente percebeu a alegria do povo da rua, brincando quadrilha e participando do momento celebrativo. Ano que vem teremos que ver um local fechado, para organizar melhor as brincadeiras e a distribuição de alimentos”, comentou Natércia.

Opinião dos participantes

“Conheço a realidade de praticamente todos que estão aqui e acho essa iniciativa da igreja muito importante para trazer um pouco de alegria, pois é o momento onde esquecemos a tristeza de não ter emprego, não ter casa e não ter nada., mas pelo menos hoje podemos ver essas pessoas um pouco mais felizes e se divertindo”, disse José Orlando Aguiar, mais conhecido como Maranhão.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Natércia Recent comment authors
Natércia
Visitante
Natércia

Nosso muito obrigado ao Érico pena pela cobertura do evento.