III edição do Juventude Católica em Ação reúne cerca de 4mil pessoas na Arena

Aproximadamente 4 mil pessoas participaram da III edição do Juventude Católica em Ação, que aconteceu neste domingo (10/06) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, das 9h até 21h, tendo como tema: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua vontade” (Lc, 1, 38). A abertura começou com a santa missa presidida por Dom Tadeu Canavarros, Bispo referencial do Regional Norte 1 – Setor juventudes. O evento tinha como público alvo os jovens, mas pessoas de todas as idades, religiosos e leigos, se fizeram presente para prestigiar durante todo o dia a programação, contribuindo de alguma maneira seja participando da missa, dando testemunho de vida e fé, ou fazendo um momento de animação.

Segundo Dom Tadeu, o objetivo do evento foi de reavivar a fé e promover a unidade entre a juventude católica do Amazonas, incentivando os jovens a assumir seu papel na comunidade e na sociedade, além de poder proporcionar um encontro fraterno e solidário entre diversas expressões juvenis do Amazonas. “É um dia de unidade e fraternidade entre as várias expressões juvenis presentes em nossa Arquidiocese, onde iniciamos com a Santa Missa e queremos fazer ao longo do dia, um dia também de espiritualidade e de partilha de Deus que cada jovem pode fazer, seja por meio da música, teatro, dança e demais interações entre os grupos de jovens que se fazem presente”, disse o bispo auxiliar de Manaus.

E foi exatamente isso que se viu ao longo de uma vasta programação que se estendeu por 12h sem cessar. Na programação, estava incluído momentos de animação, louvor, partilha e oração, além da apresentação dos workshoppings da juventude, com várias barracas contendo diversos produtos de evangelização e, é claro, muita música e dança, com os ministérios de música: Hallel, Shalom, Jovens Sarados, Despertai e até o pré-lançamento do CD “Incomparável Amor”, com 14 músicas autorais do artista e cantor Leonardo Lucas, da Comunidade Filho Amado – bairro Novo Reino 1.

O evento encerrou com a apresentação da Comunidade Colo de Deus, vindo diretamente de Curitiba, cantando os maiores sucessos das canções católicas. Antes disso, a juventude pode agitar e dançar com o pré-show do DJ JC, com o melhor da música católica cristã. “O evento foi uma benção, com mais de 13 expressões juvenis do Amazonas e Roraima, totalizando quase 4mil jovens no decorrer do dia. Foi um marco para a juventude da nossa Arquidiocese, que se reuniu em pleno domingo e tenho certeza que muitas vidas foram tocadas. Agradecemos a todos que participaram desse evento que teve como objetivo arrecadar fundos para a participação de um grupo de jovens na JMJ do ano que vem no Panamá”, analisou DJ JC, coordenador e um dos idealizadores do evento.

Participação do público

Fazia tempo que a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, não recebia um público tão grande de jovens num evento cristão, ainda mais em um domingo e com um evento secular, acontecendo praticamente ao lado. Mas o trabalho da equipe de coordenação/divulgação fez toda a diferença, com reuniões e encontros com as lideranças das expressões juvenis para dividir as tarefas, decidir as atrações e acertar a divulgação que foi feita sem cessar nas redes sociais e nos eventos da igreja católica de Manaus, muitas vezes realizada pelo próprio bispo referencial, Dom Tadeu Canavarros.

Desde quando foram abertos os portões até a noite, o tempo todo tinha gente chegando, as vezes só, outras vezes em grupos ou famílias. O resultado foi uma presença maciça não só de jovens, mas também de adultos e pessoas de todas as idades. Religiosos e leigos dividiram o mesmo espaço tornando o ambiente propicio para trocas de experiências, encontrar velhos amigos e fazer novas amizades. Sem dúvida um dos momentos mais esperados foi a apresentação da comunidade católica Colo de Deus, que fizeram um show musical com muito louvor e adoração com muita espiritualidade.

E foi assim, com muita alegria e descontração, que o evento aconteceu e reacendeu a chama do Espirito Santo na Juventude para a construção de um mundo melhor, o que era visível em cada pessoa que estava presente, sobretudo os jovens, pois como disse Dom Tadeu “os jovens não são só o amanhã, eles são o hoje e temos que ajuda-los a ter um projeto de vida solidificado”. Para quem veio e participou, a sensação era só uma: felicidade total.  “ É a primeira vez que eu tô participando e foi a melhor coisa que eu já fiz, trouxe a caravana de Santa Etelvina e a juventude AMICOM marcando presença com 60 jovens, simplesmente amamos”, disse a jovem Emily Valentim, da Área Missionária Imaculado Coração de Maria (AMICOM).

Fotos Colaboração: Perezes Junior e César Silva