Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Nota fúnebre – Pela partida do missionário Pe. Reneu Stefanello

O Pe. Reneu morreu. Foi na tarde do dia consagrado ao Coração de Jesus e a oração pela santificação do clero. Dia significativo para um padre morrer. Sim, porque o Reneu era padre, simplesmente padre. E nos últimos anos o padre do Santuário de Nossa Senhora da Amazônia. Assim o conheci e todo o nosso relacionamento se deu em torno desta realidade pastoral. Foi para ele uma missão recebida da Igreja, formar uma comunidade eclesial que desse suporte a um lugar de encontro com Deus num contexto urbano amazônico.

Cada passo na formação desta comunidade, que se dava simultaneamente a construção do templo, era pensado e partilhado com os bispos, mas sobretudo com as pessoas que foram se juntando ao projeto. Assim, pouco a pouco foi surgindo uma comunidade de fé, até o dia em que instalamos a Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia e ele foi nomeado seu primeiro pároco. Só o vi mais feliz quando adotamos a imagem venerada no santuário para a festa de Pentecostes do ano mariano.

Agora que  comunidade tem seus ministros e que a reforma do templo está concluída ele partiu para participar da liturgia celeste. O seu sonho já é uma realidade que ainda continua a ser sonho que outros continuarão a sonhar.

Em nome da Igreja de Manaus quero agradecer a Deus o dom que foi para nós o Pe. Reneu e à família Palotina por ter permitido e apoiado seu apostolado na Arquidiocese. À Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia que perde o seu pastor, expressamos a nossa solidariedade e exortamos a continuar no caminho da unidade e da fé.

Que Deus o receba no seu mistério, pelo qual ele ofertou toda a sua vida, assumindo o ministério sacerdotal!

Dom Sergio Eduardo Castriani

Arcebispo Metropolitano de Manaus

 


5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
MARCELO RIBEIRO VIANAJoao Paulo Marques GonzagaMaria Socorro SantosMaria Idenilce Recent comment authors
Maria Idenilce
Visitante
Maria Idenilce

O padre Reneu um sacerdote por excelência, deixou o seu legado eacrevel sua história no meio do povo , aprendi muito com ele sou Pallotina por amor , uma coisa que ele nos ensinou a verdade acima de tudo . Saudade é o amor que ficou em nossos corações , só sente saudade quem da amor e recebe amor .

Maria Socorro Santos
Visitante
Maria Socorro Santos

A Área Missionária da Ponta Negra está de luto pela partida do Pe RENEU STEFANELLO da família Palotina e que morava aqui na casa paroquial e que trabalhou conosco também qando aqui chegou em Manaus. a tida Família Palotina nosso pesar.

Joao Paulo Marques Gonzaga
Visitante
Joao Paulo Marques Gonzaga

Nosso estimado irmão padre Reneu, um exemplo de sacerdote, zeloso e dedicado. Passou como missionário por nossa paroquia de Cristo Rei. Deus o acolha em seu reino, e que passe a interceder por nós este que foi um grande servo de Deus.

Joao Paulo Marques Gonzaga
Visitante
Joao Paulo Marques Gonzaga

Paróquia de Cristo Rei – Borba -AM

MARCELO RIBEIRO VIANA
Visitante
MARCELO RIBEIRO VIANA

Carismático, irreverente, acolhedor e um ministro excelente. Sentiremos sua falta. Que Deus o receba com muito amor e carinho.