Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom José celebra o Crisma de Jovens e adultos da Área Missionária Santa Mônica

A Área Missionária Santa Mônica, localizada no Conjunto Manoa, bairro cidade nova – Setor Pe. Pedro Vignola, acolheu na manhã deste domingo (27/05), o Bispo Auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque, que presidiu a celebração do Crisma de 110 jovens e adultos, concelebrada pelo pároco Pe. Cláudio Trabacchin e pelo vigário paroquial Pe. Roberto Bovolenta, auxiliados pelo diácono Rozinaldo Mota.

A celebração começou com o rito de entrada fazendo a apresentação dos coroinhas, padres e de Dom José, que fez as boas vindas dando a benção a todos os presentes. Após a proclamação do evangelho, o diácono apresentou os crismandos ao bispo, afirmando que depois de meses de encontros e várias formações, todos estavam aptos à receber o sacramento do Crisma. Dom José acolheu a todos e dirigiu breves palavras aos padrinhos e madrinhas, salientando a responsabilidades que eles têm de ajudar os crismandos a serem adultos na fé e colaboradores do reino como novos discípulos missionários.

“Madrinhas e padrinhos, recebendo estes jovens e adultos, como crismandos e afilhados, deveis ajuda-los para que assumam a responsabilidade de cristão adulto na fé, vocês provavelmente foram escolhidos porque são pessoas do bem, pessoas queridas e que são uma referência e um apoio para esses nossos irmãos que hoje recebem a plenitude do sacramento do batismo que é a Crisma, deste modo vocês estarão sendo colaboradores de cristo, assim como os afilhados e afilhadas de vocês. Que Deus os ajude” disse o bispo auxiliar.

Na sequência, Dom José deu início à homilia, onde ressaltou as leituras do dia, com ênfase na celebração da festa da Santíssima Trindade. “Hoje nós estamos renovando a nossa fé que é trinitária, nós cremos num só Deus, que ao mesmo se revelou ser três pessoas num só Deus. É um grande mistério e um sinal que nos acompanha e que recebemos do próprio Cristo, quando disse ‘Eu estarei convosco até o fim dos tempos’ e é por isso que desde o início da nossa existência nós somos marcados com o sinal da cruz, em nosso batismo quando recebemos essa consagração”, explicou o Dom José.

Dom José, antes de concluir a homilia, deixou uma mensagem aos crismandos. “Nunca se esqueçam, ao receber o Espírito Santo, nós não podemos ficar de braços cruzados e se preocupar apenas com nossos problemas, temos que descobrir como é espetacular servir ao próximo e ser uma testemunha fiel. Agora, é hora de colocar em prática tudo aquilo que vocês aprenderam, pois quanto mais a gente se doar, mais a gente vai receber, por que essa é a lógica do evangelho, quanto mais a gente ama, mas seremos amados e mais felizes e realizados seremos como pessoas e cidadãos”, disse o bispo.

Depois da homilia realizada por Dom José, os crismandos acenderam suas velas no círio pascal e renovaram suas promessas no batismo. Após esse momento, deu-se início ao rito de unção com o óleo da crisma. Era visível a alegria dos crismandos, padrinhos, madrinhas, amigos e familiares que também estavam presente prestigiando esse momento tão especial e esperado. Alguns estavam um pouco mais tímidos, outros um pouco mais sorridentes, mas, após a benção e o abraço do bispo  finalizando o rito do sacramento, tudo era só alegria. Sem dúvida um momento de emoção não apenas para os crismandos, mas também para os catequistas.

“Alguns anos estava como crismando e essa é a primeira vez que estou como catequista, para mim é uma emoção muito grande, até porque meu filho também foi crismado hoje. Espero que desse meio saiam muitas vocações”, comentou Paulo César, catequista da comunidade Santo Antônio.  “Tirando o nervosismo, eu fiquei muito feliz porque foram quase quatro anos de formação e foi um momento muito esperado. Pretendo continuar participando na igreja, mas ainda não sei ao certo em que pastoral ou grupo vou participar”, disse Ana Carolina Nascimento, da comunidade N. Sra. das Graças.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



3 comments on “Dom José celebra o Crisma de Jovens e adultos da Área Missionária Santa Mônica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *