Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Jovens e adultos da Paróquia N. Sra do Carmo recebem sacramento do Crisma

Na manhã do dia 27 de maio, domingo em que se celebrou a festa da Santíssima Trindade, jovens e adultos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, situada no bairro Raiz, Setor Santa Rita, receberam o sacramento do Crisma pela imposição das mãos do Monsenhor José Sabino.

Os crismandos, atentos, ouviam as orientações dadas pelo Monsenhor Sabino durante a homilia e antes de iniciar o momento de comunhão. Monsenhor provocou reflexão ao falar da seriedade deste sacramento, pois a partir daquele momento estes jovens e adultos estavam assumindo um sério compromisso de fazer parte da comunidade cristã, trabalhando em prol da evangelização e sendo testemunhos de Cristo em todos os campos de suas vidas.

“Receber o Espírito Santo é motivo de grande alegria, pois é uma grande graça. O espírito nos é dado para que sejamos cumpridores da palavra de Deus, para que recebamos os dons necessários para isso. O cristão é o outro Cristo, é o seguidor Dele e vive como Ele, tem os mesmos sentimentos e atitudes de Cristo”, alertou o monsenhor.

Ele também explicou que tem o dever de guardar a palavra de Deus e isso significa ter o costume de ler a bíblia com foco na pessoa de Jesus, refletindo quem é Jesus, o que ele representa, o que significa para aquele que faz uma profissão de fé. “É importante descobrir quem Ele é, o que representa e querer estar unido a Ele. É necessário também a prática da oração para se comunicar com Deus, em uma livre conversa com Deus, com palavras que saem de nosso coração e chegam no coração de Deus. E isso pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento”, explicou.

Também alertou para algumas coisas que precisam ser feitas como a dedicação à oração; ir à missa todos os domingos para dizer em meio a comunidade o quanto ama Deus e reconhecer que nossa fé se fortalece com a fé do outro, e isso é alimento da fé. Falou da necessidade de participarem na comunidade, nas atividades pastorais, auxiliando o padre, assumindo missões na igreja, pois Crisma é um compromisso de unidade e continuidade.  Além disso, afirmou que todos os crismados são marcados para serem defensores de Cristo e da fé, para o compromisso com a comunidade; para também mudar de vida, ser testemunho, exemplo de cristão que não pode fraquejar nas dificuldades, sendo firmes para cumprir a missão de fazer com que outros conheçam a Cristo e sigam Cristo.

Por fim, alertou que a formação não terminou nos encontros de preparação do Crisma, e que é necessário continuar buscando conteúdo, formação para crescer mais na fé e fazer um trabalho firme e eficaz.

O pároco padre Danival Lopes reafirmou tudo o que o Monsenhor Sabino colocou para os crismandos, dizendo a todos que não falta trabalho na Paróquia e que eles podem procurar a coordenação de pastoral da comunidade para saber onde podem encaixar-se, onde podem servir e doar um pouco de sua jovialidade e disposição para animar as pessoas no bairro da Raiz a buscar Cristo Jesus. Apresentou a equipe de catequistas e agradeceu pelo trabalho realizado, pois os recém crismados mostraram o quanto estão preparados e que certamente deixarão o Espírito Santo os impulsionar e capacitar para o serviço.

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *