Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio Celebra missa de ação de graças pelos 10 anos de fundação da Área Missionária São Lourenço

Na noite deste sábado (26/5), a Área Missionária São Lourenço (AMSL) esteve em festa para celebrar os 10 anos de evangelização, com uma missa de ação de graças presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco Pe. Amal Raj, pelo vigário paroquial, Pe. Bala Suresh; pelo Provincial da Congregação dos Missionários de Maria Imaculada (MMI), Pe. John Paul Arockiasamy e por padre Stephen Michael, auxiliados pelo diácono Luís di Paula. A celebração foi realizada na comunidade de Santo Expedito, localizada no parque das laranjeiras e contou com a presença de todos os grupos, pastorais e forças vivas que fazem parte da AMSL que ao final da celebração, cantaram os parabéns com direito a bolo e salgadinho para todos os presentes.

Claro que comemorar uma década de luta, de conquistas, de aprendizado é sempre uma imensa alegria, que se deve celebrar e, sobretudo, agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas, por isso, cada momento da liturgia foi pensado com muito carinho, com homenagens a todos que contribuíram para esse momento. A celebração começou pontualmente as 19h, após a procissão de entrada a comunidade recebeu com alegria a imagem de Nossa Senhora Aparecida seguida da entrada da imagem de São Lourenço, conduzida por um casal representando todos os comunitários da AMSL. Para finalizar este primeiro momento, os comunitários também fizeram a entrada dos estandartes dos padroeiros das cinco comunidades cantando de forma bem animada.

Outro momento marcante foi durante o ofertório, quando um casal de cada uma das cinco comunidades entrou com uma vela e, em cada vela estava sendo representado o nome de alguma pastoral, movimento ou serviço que formam as Forças Vivas da AMSL. Ao final, foi realizado a coroação de Nossa Senhora Aparecida, além de alguns agradecimentos e homenagens, antes de Dom Sergio cortar o bolo de comemoração dos 10 anos. “Fico muito feliz por estarmos celebrando, pois, a celebração é necessária para uma igreja missionária e nós precisamos celebrar aquilo que vivenciamos diariamente. Nosso lema é Juntos Somos Mais, então com o apoio e oração de todos, nós conseguimos realizar muitas coisas, pois isso sempre temos que estar unidos e alegres e não esqueçam de cuidar bem dos nossos padres missionários”, disse padre John Paul.

Pe. Amal Raj tem 33 anos e, assim como seu antecessor, Pe. John Paul, também é indiano. Seu nome significa Rei Imaculado, mas apesar da majestade no nome, é uma pessoa muito simples, de olhar observador e sereno, que sempre recebe a todos com um sorriso largo e acolhedor. Para o pároco, toda a AMSL está de parabéns pois todas as conquistas é resultado de um trabalho coletivo. “Muito obrigado a Dom Sergio pela presença e apoio de sempre aos padres missionário e também a todos vocês que doaram um pouco do seu tempo para realizarmos nossa santa celebração, agradeço a cada um e que possamos rezar sempre juntos para que tenhamos mais 10 anos de caminhada”, comentou padre Amal.

Histórico da fundação

A Área Missionária São Lourenço (AMSL), está localizada no bairro Parque das Laranjeiras, Setor Parque Dez da Arquidiocese de Manaus. Surgiu como resultado do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, sendo que no dia 25 de maio de 2008, Dom Luiz Soares Vieira, deu posse ao Diácono Armando Borges Filho com administrador da AMSL e o Padre Mário Baruffaldi como padre de apoio, na comunidade de São Paulo Apóstolo.

A AMSL nasceu com três comunidades: de Santo Expedito, Imaculado Coração de Maria e São Paulo Apóstolo e uma Casa paroquial.  No dia 24 de dezembro de 2008 nasce a quarta comunidade, denominada Nossa Senhora Rainha da Paz, situada no Conjunto Parque Shangrilá III. E, no dia 25 de outubro de 2009, nasce a quinta comunidade da AMSL. Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Rua Saga S/N- Jardim Sakura.

Em 10 de junho de 2013: Provisão assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sergio Castriani, nomeia o Padre Isaías Junior de Andrade SDN, como administrador paroquial da Área Missionária São Lourenço em substituição ao Diácono Armando Borges. Após padre Isaías, tomou posse Pe. John Paul começa um novo ciclo na existência da AMSL, exercendo com alegria, disponibilidade e doação ao múnus de anunciador da Palavra de Deus, de santificar os fiéis pelos sacramentos e, sobretudo pela eucaristia e de governar a comunidade com espirito de serviço.

Hoje, a AMSL possui 13 Pastorais, sete movimentos, mais de 500 agentes de pastorais servindo aos mais diversos serviços na Área Missionária. Possui uma Pastoral da Comunicação (Pascom), firme e divulgando os eventos nas diversas redes sociais, como: site www.amsaolourenco.com.br, no Facebook, no Instagram, no WhatsApp, no Aplicativo, além do Jornal Informativo São Lourenço, este com 500 exemplares mensais.  Com o lema: “Juntos somos mais”, todas as forças vivas se reúnem em torno de um único projeto: ser AMSL em todos e em tudo.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



2 comments on “Dom Sergio Celebra missa de ação de graças pelos 10 anos de fundação da Área Missionária São Lourenço”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *