Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio celebra o Crisma de jovens e adultos junto como envio de Ministros da paróquia N. Sra. das Dores

Com uma calorosa recepção, a paroquia Nossa Senhora das Dores, localizada no bairro da Redenção – setor Alvorada, acolheu na noite deste sábado (19/05), o Arcebispo Metropolitano e Manaus, Dom Sergio Castriani, que presidiu a celebração do Crisma de 44 jovens e adultos, concelebrada pelo pároco Pe. Eudo Nascimento, onde na ocasião, também aconteceu o envio e reenvio de 30 Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia e da Palavra.

Segundo Fabíola Carvalho, coordenadora da catequese, foram dois anos de formação e contou até com a presença de coordenadores da comunidade entre os crismandos provenientes das sete comunidades da paróquia. “Fizemos um acompanhamento dos adultos cujo o resultado foi bem gratificante, porque entre eles tivemos alguns coordenadores da comunidade e isso é um testemunho dentro de casa. A partir de agora iremos adotar o IVC, foi a última turma seguindo a metodologia antiga e fechamos com chave de ouro”, disse.

Edianderson Solano, coordenador da liturgia, era um dos responsáveis por toda a organização tanto dos crismandos e cantos, segundo ele, a ideia de unir em uma mesma celebração, a Crisma com o envio dos ministros, partiu do próprio pároco. “Foi um momento muito bonito e importante para todos, tanto para os crismandos, quanto para os ministros que hoje foram enviados e reenviados. O Pe. Eudo teve essa ideia, de aproveitar a presença do nosso arcebispo aqui, para unir o útil ao agradável e graças a Deus deu super certo e fizemos uma bonita celebração”, comentou.

Para Crenir Cardoso, coordenadora dos Ministros, é uma emoção muito grande ver esse momento tão importante acontecendo, quando os leigos se colocam à serviço para atuar nas comunidades. “Nós tivemos um ano de preparação com formações e oficinas a cada 15 dias e, esse é um momento importante de colocarmos os ministros novos e que foram renovados, a serviço das sete comunidades para ajudar na evangelização quando o padre não poder estar presente, é um serviço muito gratificante e que exige de nós uma formação continua, mesmo depois de enviados”, explicou Crenir.

Palavras do pároco

“É uma festa muito bonita, bem na véspera de Pentecostes, quando temos hoje aqui esses jovens e adultos confirmando a sua fé, assumindo uma nova missão na igreja, orientados pelo Espírito Santo e também o envio e reenvio dos Ministros da Palavra e da Eucaristia, que nos ajudam no serviço do altar e na celebração da Palavra. Para nós é motivo de muita alegria, por ter esse momento tão especial na nossa paróquia, agradecemos muito a Deus e ao nosso arcebispo por nos proporcionar esse momento tão bonito”, comentou padre Eudo.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Isiane Chaves Recent comment authors
Isiane Chaves
Visitante
Isiane Chaves

Muito lindo!