Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão, missa campal e arraial encerram os Festejos de Nossa Senhora de Fátima

Durante o decorrer desse domingo (13/05) o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, foi pequeno diante de aproximadamente 10mil devotos, que apareceram dos quatro cantos da cidade e até de alguns municípios do Amazonas, para participarem de uma vasta programação dedicada à santa, que começou com as missas matinais nos horários de 6h30, 8h30 e 11h, e finalizou com a procissão saindo da Igreja de São Sebastião às 18h, com a imagem de Nossa Senhora rumo ao santuário, onde o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a missa campal em honra a padroeira.

Na ocasião também foi lembrada a Ascensão de Jesus aos céus, quando Jesus volta para o Coração do Pai na ação do Espírito Santo. E também foram feitas as homenagens ao dia das mães, e pela passagem do dia mundial das comunicações. Ao final da celebração, todos puderam participar do arraial com comidas típicas, brincadeiras e show musical de Celdo Braga e grupo Gaponga, encerrando assim, os festejos de Nossa Senhora de Fátima, que esse ano trouxe como tema “Com Maria Rainha da Paz e Nossa Mãe, somos todos irmãos”. 

Antes do translado da imagem da igreja ao Santuário, os devotos participaram da celebração presidida pelo Frei Paulo Xavier, pároco de São Sebastião e Pe. Milton Both, Reitor e pároco do Santuário de Fátima. Um momento de muita emoção que reuniu centenas de fiéis, a maioria mulheres, que lotaram a igreja de São Sebastião. Após a saída do andor, sendo carregada pelos agentes do Terço dos Homens, os devotos que estavam na celebração se reuniram a uma multidão de fiéis que já aguardavam do lado de fora da igreja, a espera do início da procissão rumo ao Santuário de N. Sra de Fátima.

Em meio aos fogos de artifício que clareavam os céus, não era difícil encontrar na procissão, alguém com terço e vela na mão, pagando alguma promessa, cantando (afinado ou não) enquanto caminhava com lágrimas nos olhos, e fazendo sua oração num clima de muita fé e emoção que nem as dificuldades podem desanimar. “Frequento há mais de 30 anos a procissão e missa de Fátima, estava com problema de garganta e joelho doendo, mas mesmo assim eu vim porque mais forte que a doença é minha fé e tudo foi muito revigorante”, disse Tereza Carneiro Lopes, da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Por volta das 19h30, os peregrinos chegaram enfim ao Santuário de Fátima, sendo recebidos com uma calorosa salva de palmas pelos fiéis que ali já esperavam e mais fogos de artificio estouravam no céu enquanto a imagem da santa tomava seu lugar ao lado do altar. A missa campal seguiu seu rito normal e, durante a homilia, Dom Sergio falou dos significados que N. Sra. De Fátima tem para os fiéis, ela que é carinho e ternura de Deus, vem nos ensinar os caminhos de como chegar à paz e, aproveitou a oportunidade, para parabenizar todas as mães presentes.

“N. Sra. de Fátima em sua aparição falou com crianças e, se quisermos ter a tão sonhada paz no mundo, precisamos cuidar melhor de nossas crianças, com mais creches, mais escolas com educação de qualidade. Fátima levou a sério as crianças e, uma sociedade que não prioriza as crianças, está fadada a ser violenta. Para evitar que isso aconteça, nós temos que fazer a mudança a partir de nós mesmos, dando apoio as crianças, fazendo penitência e rezando o terço. É bonito quando a comemoração de Fátima cai no dia das mães, ela que é amor e carinho de Deus, que se manifesta por meio dela para que a humanidade seja salva”, disse o arcebispo.

Antes de encerrar, Dom Sergio fez uma breve explanação sobre a importância de ter cuidado com as Fake News, ou seja, as falsas notícias que, com o advento das redes sociais e novas tecnologias, estão se espalhando de forma alarmante e prejudicando milhares de pessoas. “A fofoca sempre existiu e se fazia de ouvido para ouvido, mas hoje a fofoca adquiriu contornos muito maiores com os meios de comunicação e o bom nome das pessoas fica em jogo, temos que ter cuidado para não propagar mentiras e falsas notícias, pois a verdade vos libertará. Essa foi a mensagem do dia mundial das comunicações”, completou Dom Sergio.

Ao fim da celebração, muitos devotos demonstravam aquela expressão de felicidade e emoção por terem participado de mais uma bela homenagem junto a mãezinha do céu. “Foi uma honra estar aqui, vir celebrar com Nossa Senhora e dar um pouquinho de nós a ela que todos os dias intercede por nós junto a Deus Pai e derrama tantas graças em nossas vidas e de nossas famílias. Hoje presenciei tantos testemunhos lindos enquanto esperava Nossa Senhora chegar e a gente vê como ela é tão querida a ponto das pessoas virem de longe e até de outros municípios para prestigiar a nossa padroeira”, disse Priscila Soares, moradora da Praça 14.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Procissão, missa campal e arraial encerram os Festejos de Nossa Senhora de Fátima"

avatar
António dos Santos da Silva ( PasCom SB)
Visitante
António dos Santos da Silva ( PasCom SB)

PARABÉNS Muito Lindo a Celebração.