Paróquia São Raimundo Nonato celebra os 48 anos de sacerdócio de Pe. Sousa

Centenas de pessoas estiveram presentes na missa em ação de graças pelos 48 anos de vida sacerdotal do Padre Luiz Gonzaga de Sousa, realizada na matriz da Paróquia São Raimundo Nonato, na zona oeste, na noite desta quarta-feira (9/4). A celebração eucarística foi presidida pelo próprio aniversariante, concelebrada por Pe. Ricardo Pontes (pároco), e padres convidados: Pe. Marco Aurélio (pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e, Pe. Sílvio e Pe. Silas (ambos, da Companhia de Jesus – Jesuítas), e auxiliados pelo Diácono Francisco Andrade.

As homenagens iniciaram após a homilia, onde os padres e diácono manifestaram suas felicidades e gratidão pelo dia dele. Os coordenadores das três comunidades da paróquia aproveitaram a oportunidade e entregaram um singelo presente como forma de agradecimento por fazer parte da história da paróquia. No final da celebração, Pe. Sousa recebeu os cumprimentos de todos que participaram do missa. E as homenagens continuaram após à celebração, em uma confraternização realizada ao lado da igreja.

Pe. Ricardo Pontes, pároco da Paróquia São Raimundo Nonato há quase três anos, fala da convivência desde quando assumiu a paróquia, a chegada do Pe. Sousa como vigário até agora. “Nossa convivência é excelente. Ele é um padre que tem muita experiência. E sempre que nos sentamos para conversarmos ou acertarmos alguma situação referente à paróquia, ele sempre me transmite uma dica, uma reflexão, dizendo qual caminho se deve seguir. Então, ele acaba me transmitindo uma segurança, por ser um irmão de sacerdócio mais velho. Por isso, agradeço a Deus pela graça que ele nos concede, principalmente ao padre Sousa”, disse.

Dona Evalda Sousa, irmã do Pe. Sousa, conta a história desde o despertar da vocação pelo sacerdócio até aqui. “O Sousa é uma pessoa muito simples. Quando ele decidiu ir para o seminário, a nossa mãe o orientava, perguntando se era realmente o que ele queria. Ele entrou no seminário entre 14 e 15 anos, a maior parte dos estudos dele foram fora daqui. Ele foi ser padre por vocação mesmo. Não foi por imposição do papai, nem da mamãe. E ele segue com sua missão, sempre nas suas limitações, quando puder ajudar, ele não se recusa”, contou Evalda.

No dia em que Pe. Sousa foi ordenado, Maria Luiza Laham tinha 14 anos. Ela fez uma homenagem à ele. Ela nos conta que a amizade com ele é desde sempre, já que seus pais eram amigos dos pais dele. “É muito gratificante olhar para trás e ver a minha vida na vida do Padre Sousa, na vida de evangelização da nossa comunidade, por que ele faz parte da nossa história. E hoje, na festa de 48 anos de sacerdócio dele, me coloco no passado, no dia da ordenação dele. Eu vivi plenamente esse momento. Meus pais tinham uma amizade com os pais dele e havia uma partilha entre as famílias na vida, e eu fui acompanhando o caminhar dele na comunidade, dos passos que ele deu até chegar o dia da ordenação. Então, toda vez que celebramos essa festa, é uma alegria renovada”, disse Maria Luiza.

Palavras do aniversariante

“Eu tenho três sentimentos: O primeiro é de agradecimento. Deus é bom demais. Pela sua bondade, ele me deu a vida. Pela sua bondade, ele me fez sacerdote. Pela sua bondade, a missão continua. O segundo sentimento é de compromisso: compromisso de poder realizar essa missão tão bonita, tão bela que Deus me concede. É uma missão em que Jesus Cristo se faça presente em cada um de nós. E eu queria ser como São Paulo, pregar o evangelho como obrigação. Pregar o evangelho com gratuidade e pregar o evangelho com vida. E o terceiro sentimento, é de alegria. Alegria de ver que a comunidade está aí presente na hora da dor, do sofrimento, de tristeza, mas principalmente na hora da alegria. Deus é bom e como disse Nossa Senhora, ‘o Senhor fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu nome’”, comentou sorridente.

Por Nathan Nascimento/Pastoral da Comunicação da Paróquia São Raimundo Nonato

Fotos: Edgar Netto/Pastoral da Comunicação da Paróquia São Raimundo Nonato