Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Criança realiza encontro arquidiocesano com coordenadores no Cefam

Na manhã deste sábado (5/5), aconteceu o Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores da Pastoral da Criança, realizado no auditório Mãe Paula das 8h às 12h no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM). Cerca de 50 coordenadores de todos os setores da Arquidiocese, além do assessor eclesiástico, Pe Marco Antônio (Pe. Marquinho); a Coordenadora Estadual, Inês Monteiro; a Coordenadora de Núcleo, Maria Valterina, e do bispo referencial Norte 1, Dom José Albuquerque, também estiveram presentes.

Segundo Lúcia Cleide, coordenadora da Pastoral da Criança, o objetivo do encontro foi para fazer um debate sobre as dificuldades e avanços da pastoral. “Nós estamos presentes em praticamente todos os setores da arquidiocese de Manaus, com exceção do setor Centro Histórico, e fazemos nosso trabalho com carinho à criança e, de certa forma, ajudando a família por completo, dessa forma nós vamos crescendo e gerando essa rede amor e de aprendizado. É um verdadeiro resgate à vida, com ações visíveis que gera resultados concretos”, disse Lúcia.

Ainda de acordo com a coordenadora, há um vínculo muito grande de confiança entre as famílias e os agentes de pastoral, que acompanham as crianças desde a gestação até os seis anos de vida, tudo isso graças as parcerias e à ajuda dos padres. “Nós somos uma pastoral em saída, onde a atividade principal são as visitas, pois sem a visita a nossa pastoral não acontece. Graças a Deus, a maioria dos nossos párocos nos entendem e nos ajudam, é um diferencial muito grande a participação dos padres nos ajudando e conhecendo nosso trabalho, junto às famílias, pois uma família desestruturada, não consegue nem acreditar em Deus”, explicou.

Entre as decisões tomadas, ficou acertado a maior participação nas áreas com maior índice de pobreza e crianças necessitadas, além de incentivar as paróquias dessas áreas e avançar para novas paróquias das periferias, assim como as do interior. Para o próximo ano, já ficou agendado um Encontrão com os líderes em cada uma das três Regiões Episcopais, que deve reunir uma média de 400 agentes da pastoral da criança que trabalham diretamente na base. 

 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar